Discursos midiáticos e os estereótipos sobre a velhice

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i3.10836

Palavras-chave:

Velhice, Idoso(a), Mídia, Discurso

Resumo

 Esse ensaio teórico resulta da análise das capas de revistas, ISTOÉ e Cidade Verde, bem como de uma reportagem do Jornal GAZETAONLINE sobre os “novos idosos(as)”. Dessa maneira, tem por objetivo analisar como a publicidade brasileira constrói e desconstrói os estereótipos da velhice com base nos pressupostos da Análise de Discurso, de Linha Francesa. Diante disso, surge uma indagação: quais as contradições presentes no discurso sobre a velhice? É notório no Brasil um acentuado e acelerado processo de envelhecimento populacional. Diante disso, constata-se que existe uma negação da velhice ao considerar o idoso(a) como um sujeito que deve possuir as características próprias da juventude, tais como; o vigor físico, o corpo ereto e que esteja mentalmente ativo e ágil a fim de que seja respeitado, valorizado e pertencente integralmente ao mercado de trabalho na lógica da sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

  • Nádia Cristina Sampaio, Instituto Federal da Bahia

    Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe-UFS e doutoranda do Curso de Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Docente do Instituto Federal da Bahia- IFBA. Vitória da Conquista - Bahia, Brasil. E-mail: ndiasampaio@yahoo.com.br  

  • Luciana Araújo dos Reis

    Doutora em Ciências da Saúde. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- - UESB. Jequié – Bahia, Brasil.  E-mail: lucianauesb@yahoo.com.br

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Publicado

2024-04-13

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Discursos midiáticos e os estereótipos sobre a velhice. (2024). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(3). https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i3.10836