Discursos midiáticos e os estereótipos sobre a velhice
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i3.10836Keywords:
Velhice, Idoso(a), Mídia, DiscursoAbstract
Esse ensaio teórico resulta da análise das capas de revistas, ISTOÉ e Cidade Verde, bem como de uma reportagem do Jornal GAZETAONLINE sobre os “novos idosos(as)”. Dessa maneira, tem por objetivo analisar como a publicidade brasileira constrói e desconstrói os estereótipos da velhice com base nos pressupostos da Análise de Discurso, de Linha Francesa. Diante disso, surge uma indagação: quais as contradições presentes no discurso sobre a velhice? É notório no Brasil um acentuado e acelerado processo de envelhecimento populacional. Diante disso, constata-se que existe uma negação da velhice ao considerar o idoso(a) como um sujeito que deve possuir as características próprias da juventude, tais como; o vigor físico, o corpo ereto e que esteja mentalmente ativo e ágil a fim de que seja respeitado, valorizado e pertencente integralmente ao mercado de trabalho na lógica da sociedade capitalista.
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