Conteúdos e ementas de disciplinas em Gerontecnologia na pós-graduação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v19iSupl.2.14062Keywords:
Gerontecnologia, Stricto sensu, Inovação, Envelhecimento, CurrículoAbstract
Este artigo visa descrever um mapeamento exploratório conduzido por membros da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia, com objetivo de discutir componentes curriculares em Gerontecnologia para pós-graduação. Foram incluídas na análise quatro disciplinas cujas ementas refletiam a palavra Gerontecnologia ou a concomitância das palavras Tecnologia e Gerontologia. Uma autora realizou análise de conteúdo de Bardin com geração indutiva de categorias, contagem de frequências e organização em nuvem de palavras e tabelas de estatística descritiva. Os resultados trazem também um quadro com o resumo de conteúdos. As disciplinas incluídas neste artigo foram duas de mestrado e duas de doutorado. Todas possuem pelo menos um dos docentes pertencente à Sociedade Brasileira de Gerontecnologia. Considerando as ementas, foi observada grande importância da “pessoa idosa” como protagonista do foco das disciplinas ligada estreitamente à palavra-chave “qualidade de vida”. A palavra “tecnologia/as” aparece mais que a própria “Gerontecnologia” ilustrando que ainda temos necessidade de maior divulgação do termo, mas a presença dele pelo menos uma vez em cada disciplina demonstra sua consolidação no Brasil como subárea. Ademais temos uma forte vertente de inovação tecnológica voltada a produtos, serviços e desenvolvimento de conhecimento. A bibliografia encontrada é forte e completa na área e os conteúdos apresentaram grande amplitude de acordo com as áreas dos docentes. Estes resultados poderiam ser o ponto de partida na direção da formação de uma diretriz curricular em Gerontecnologia na pós-graduação brasileira, desde que aprofundados por futuros estudos com mapeamento mais amplo e entrevistas e grupos focais com os docentes responsáveis.
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