Dança e ginástica associados à qualidade de vida em grupos de idosas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i1.8292

Palavras-chave:

Idoso, Qualidade de Vida, Dança, Ginástica.

Resumo

O objetivo foi analisar a associação da prática de dança e da ginástica com a percepção da qualidade de vida e seus domínios em um grupo de idosas de Curitiba/PR, Brasil. Participara do estudo 219 idosas, divididas em grupos, sendo: não praticantes de atividade física, dança e ginástica. Estudo transversal verificando associação por meio da regressão linear múltipla. Foram aplicados os instrumentos WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD para avaliar a qualidade de vida. A média de idade das idosas participantes foi de 71,3 ± 4,7 anos. Na análise pelo WHOQOL-BREF as idosas praticantes de ginástica e dança tiveram melhores escores de percepção de qualidade de vida em relação ao grupo de não praticantes de atividade física (ginástica aumentou de 0,33 a 0,50, e a dança 0,65 a 1,11, nos domínios associados). Na análise do WHOQOL- OLD, praticar ginástica aumentou de 0,32 a 0,43, e as praticantes de dança de 0,64 a 0,82 entre os domínios associados. As práticas de atividades físicas estruturadas, e principalmente a dança, parecem excelentes possibilidades para contribuições importantes na percepção positiva da qualidade de vida da pessoa idosa.

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Biografia do Autor

  • Fabio Ricardo Hilgenberg Gomes, Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em Educação

    Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física na Faculdade Santana; Doutorando em Educação da Universidade Federal do Paraná.

  • Andréa Krawutschke Iera, Universidade Federal do Paraná; Programa de Pós-Graduação em Educação

    Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

  • Michael Pereira da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Departamento de Educação Física, Guarapuava - Paraná – Brasil.

    Doutor e mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, PR-Brasil.

  • Guilherme da Silva Gasparotto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná

    Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Curitiba, PR-Brasil.

  • Wagner de Campos, Universidade Federal do Paraná; Departamento de Educação Física

    Doutor e Pós-Doutor em Desenvolvimento Motor e estudos dos esportes pela University of Pittsburgh (EUA). Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR-Brasil.

  • Valdomiro de Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Educação Física, Curitiba, Paraná, Brasil.

    Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade de Campinas. Pós-Doutor pelo Instituto Estadual de Cultura Física de Moscou (Rússia). Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR-Brasil.

  • Gislaine Cristina Vagetti, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Curitiba II, Departamento de Musicoterápia, Curitiba, Paraná, Brasil.

    Doutora em Educação Física Pela Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR-Brasil. Docente da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Curitiba II, Departamento de Musicoterápia, Curitiba, PR-Brasil.

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Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Dança e ginástica associados à qualidade de vida em grupos de idosas. (2022). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(1), 21-28. https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i1.8292