Percepção dos profissionais da saúde da família sobre a longitudinalidade no cuidado de longevos

Authors

  • Cíntia Cristina Sulzbach Universidade Federal de Santa Maria
  • Loiva Beatriz Dallepiane Universidade Federal de Santa Maria
  • Ligia Beatriz Bento Franz Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul
  • Marines Tâmbara Leite Universidade Federal de Santa Maria
  • Teresinha Heck Weiller Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i3.9601

Keywords:

Envelhecimento, . Idoso de 80 anos ou mais, Atenção primária à saúde, Continuidade da assistência ao paciente, Assistência de longa duração

Abstract

Mesmo que o envelhecimento humano se constitua um processo fisiológico, com o passar dos anos há um aumento de doenças crônicas, redução da qualidade de vida e associação com a dependência funcional. A Atenção Primária à Saúde pode contribuir para um envelhecimento saudável, sendo a longitudinalidade um dos atributos essenciais, que prevê a necessidade de fonte regular de cuidado, vínculo e continuidade com relação mútua de confiança e humanização. O estudo teve como objetivo analisar a percepção dos profissionais sobre a longitudinalidade do cuidado de longevos na Estratégia Saúde da Família, em um município do Sul do Brasil. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório, do qual participaram profissionais vinculados a Estratégia Saúde da Família. Os dados foram coletados por meio de entrevista e analisados segundo os preceitos da análise temática de conteúdo. Há dificuldades referidas, como lidar com as fragilidades dos longevos, o excesso de demanda, saber pouco sobre as necessidades dos usuários longevos e obstáculos em trabalhar intersetorialmente. Verifica-se que a longitudinalidade do cuidado gerontológico ainda é incipiente na Atenção Primária, de acordo com os discursos dos profissionais da saúde da família, carecendo de estruturação teórica, prática e política em diferentes esferas de gestão, atenção, educação e participação social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Loiva Beatriz Dallepiane, Universidade Federal de Santa Maria

    Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Santa Maria, RS, Brasil. Departamento de Alimentos e Nutrição, campus Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: loiva.dallepiane@hotmail.com. Telefone: (55) 3742-8843.

  • Ligia Beatriz Bento Franz, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul

    Universidade Regional do Noroeste do RS – UNIJUI, Departamento de Ciências da Vida e Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde. Ijui, RS, Brasil. E-mail: ligiafra@unijui.edu.br. Telefone: (55) 3332-0200.

  • Marines Tâmbara Leite, Universidade Federal de Santa Maria

    Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Santa Maria, RS, Brasil. Departamento de Ciências da Saúde, campus Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: tambaraleite@yahoo.com.br. Telefone: (55) 3742-8882.

  • Teresinha Heck Weiller, Universidade Federal de Santa Maria

    Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: weiller2@hotmail.com. Telefone: (55) 99149-3960.

Published

2024-04-13

Issue

Section

Artigos Originais

How to Cite

Percepção dos profissionais da saúde da família sobre a longitudinalidade no cuidado de longevos. (2024). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 19(3), 18-25. https://doi.org/10.5335/rbceh.v19i3.9601