Educar para o autocuidado na terceira idade: uma proposta lúdica
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v5i1.102Palavras-chave:
Idoso. Autocuidado. Educação em saúde.Resumo
Estudo qualitativo que teve como objetivo desenvolver atividades lúdicas educativas nos encontros com os idosos, a fim de avaliar se estas contribuem para o autocuidado na terceira idade. Realizou-se em um grupo de convivência da terceira idade, composto por seis idosos. Utilizou-se, como estratégia metodológica, jogos e brincadeiras educativas e o debate, momentos que proporcionaram trocas de experiências e a criação de vínculos. Após o último encontro, foi realizada uma entrevista individual com os participantes do estudo, com a finalidade de conhecer como se sentiram em participar de tais atividades e como elas influenciaram no seu autocuidado. Com a elaboração desse trabalho, percebeu-se que as atividades lúdicas são instrumentos capazes de auxiliar o enfermeiro no desenvolvimento de seu papel como educador em saúde. Ainda foi possível observar que os idosos, ao participarem das brincadeiras, riam e se divertiam, tirando suas dúvidas e conversando abertamente sobre a temática proposta. Estas atividades não só promoveram momentos de ensino/educação como também de interação e convívio prazeroso, o que pressupõe benefícios à saúde física, mental e social.Downloads
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Publicado
2008-09-06
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Educar para o autocuidado na terceira idade: uma proposta lúdica. (2008). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 5(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v5i1.102