O envelhecimento de pessoas com de ciência mental e os desa os para famílias e instituições socioeducativas: um estudo exploratório descritivo

Autores

  • maria de lourdes perioto guhur
  • Jean Vicent Marie Guhur

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v9i3.1030

Palavras-chave:

Deficiência Mental. Envelhecimento. Alterações funcionais.

Resumo

Relatam-se os resultados de pesquisa realizada em uma Instituição Educacional para pessoas com deficiência mental da cidade de Maringá - PR, com a finalidade de caracterizar algumas dimensões de seu processo de envelhecimento e, assim, subsidiar a construção de programas que contribuam com a qualidade de vida. No texto, discutem-se dados coletados em documentos da instituição sobre alunos ali ingressados, alguns desde a mais tenra idade e outros já bem adentrados no processo de envelhecimento, bem como em entrevistas individuais realizadas com os sujeitos incluídos no estudo. Ao delinear algumas dimensões do envelhecimento de pessoas com essa condição de desenvolvimento, pretendeu se esboçar os principais desafios que tal processo lança para as famílias e a instituição que as acolhe. Os dados apontam para o importante papel de apoio que pode desempenhar uma instituição socioeducativa na vida diária dessas pessoas, mas, sobretudo, para a conveniência de se pensar em formas alternativas de atendimento, como famílias substitutas e casas lar, além de centros sócio-ocupacionais que as preparem, em tempo adequado, para o exercício do trabalho no seu sentido amplo. Paralelamente, ficou evidenciada a importância de se contribuir na construção e no delineamento de políticas públicas que contemplem as necessidades concretas de tal população.

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Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O envelhecimento de pessoas com de ciência mental e os desa os para famílias e instituições socioeducativas: um estudo exploratório descritivo. (2013). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 9(3). https://doi.org/10.5335/rbceh.v9i3.1030