Educação de idosos: enquanto garantia fundamental de um envelhecimento digno
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v21.13344Palavras-chave:
IdosoResumo
Esta pesquisa visa discutir sobre a inclusão de idosos no âmbito educacional, e contribuir com a conscientização e ampliação dos direitos da pessoa idosa. A educação é um direito de todos, porém nem todos conseguem usufruir desse direito, há inúmeros fatores econômicos, sociais e culturais que impedem que a educação chegue até todos; esse é um elemento preocupante principalmente pelo fato da educação ser a base para o desenvolvimento humano. Esse estudo foi elaborado mediante revisão bibliográfica, desse modo, analisamos documentos oficiais e legislações, bem como outras pesquisas sobre o tema em questão. Mediante a coleta de dados sobre a educação de idosos nos âmbitos, Federais, Estaduais e Municipais, traçamos um paralelo entre eles a fim de compreender quais os mecanismos usados para a garantia do direito dos idosos à educação. A pesquisa se torna relevante, pois traz reflexões sobre o panorama da educação de idosos no Brasil, e nos possibilita compreender a extrema importância da implantação de ações que garantam os direitos da terceira idade. Constatamos mediante este trabalho que a efetivação de leis direcionadas aos idosos é fundamental, principalmente, em grupos minoritários, onde o ensino encontra ainda mais desafios.
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