REABILITAÇÃO FÍSICA EM PACIENTES IDOSOS NO PÓS-COVID: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v18i3.13519Palavras-chave:
Covid, Fisioterapia, GerontologiaResumo
INTRODUÇÃO: A Síndrome Pós-Covid constitui novo desafio para os profissionais de saúde. É complicação decorrente da infecção por Sars-CoV-2, considerada condição inflamatória difusa e multissistêmica.
OBJETIVO: Realizar uma revisão integrativa sobre a prática da reabilitação física em idosos, no contexto do Pós-Covid, atualizando os profissionais da saúde quanto às particularidades dessa população.
MÉTODO: Foram realizadas buscas em bases da área de saúde (MEDLINE, PEBMED) nos portais Periódicos CAPES e Google Acadêmico, e fontes de literatura adicional (OMS, CREFITO-4). Foram utilizados os descritores "post covid", "rehabilitation", "elderly", "age", "guidline" e “physiotherapy”, com operadores booleanos “and" e “or". Utilizou-se o critério de seleção de estudos que apresentaram peculiaridades no Pós-Covid em idosos.
RESULTADOS: Foram encontrados onze artigos nas bases e fontes de literatura adicional, sendo incluídos cinco artigos que atenderam ao critério de seleção. A população idosa apresentou maior fragilidade e vulnerabilidade, sarcopenia, dinapenia e risco de trombose, com maior mortalidade e fragilidade, assim como desnutrição e déficit protéico. Os candidatos à fisioterapia foram aqueles que apresentaram Covid grave, porém as sequelas podem ocorrer também após as formas mais leves da doença. Os estudos demonstraram maior risco de delírio na fase aguda e mortalidade associada à aspiração na internação em UTI; alterações de memória e dificuldade de comunicação (por presbiacusia ou uso da máscara).
CONCLUSÃO: Conclui-se que há um déficit de estudos na área de Gerontologia para a Síndrome Pós-Covid fazendo-se necessários aprimoramentos neste campo, em função das peculiaridades encontradas nessa população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.