DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS EDUCATIVOS PARA APOIO AO CUIDADO DE IDOSOS COM DOENÇA DE PARKINSON
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v18i3.13577Palavras-chave:
Assistência farmacêutica, Cuidados farmacêuticos, Doença de Parkinson, Materiais educativos e de divulgação, Educação em saúdeResumo
INTRODUÇÃO: A transição demográfica que vem ocorrendo no Brasil traz consigo um aumento no número de indivíduos com doenças crônico degenerativas como a Doença de Parkinson (DP). A frequente polifarmácia e complexidade da farmacoterapia dessa população aponta para as dificuldades do uso de medicamentos por idosos com esta condição. OBJETIVO: Elaborar materiais educativos como apoio a protocolo clínico de cuidado farmacêutico para idosos com DP. MÉTODOS: Foram elaborados dois materiais para acesso físico e digital: um folder contendo informações relacionadas ao uso dos antiparkinsonianos e uma cartilha que contém conhecimentos referentes à doença. Para tanto, consultou-se a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais 2020, o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da DP, referências secundárias (livros) e as bases Micromedex®, Medscape® e Drugs.com®. Os materiais foram revisados por pares e fazem parte de um protocolo de cuidado farmacêutico ao idoso com Parkinson. RESULTADOS: Ambos foram construídos com linguagem clara, objetiva e acessível, fonte de fácil visualização e elementos de síntese da mensagem. O folder abrange o acesso aos medicamentos, o que fazer em caso de esquecimento, cuidados com a alimentação e o sono, principais efeitos adversos dos antiparkinsonianos e dicas gerais para auxiliar no monitoramento do tratamento. Já a cartilha aborda o que é a doença, os principais sintomas, como agem os medicamentos, quais as principais complicações do tratamento e recomendações gerais, que englobam, por exemplo, benefícios de atividades físicas, fisioterapia, entre outras informações. CONCLUSÃO: Os materiais educativos desenvolvidos integraram os conhecimentos necessários para orientação dos pacientes com DP, familiares e cuidadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.