EDUCAÇÃO EM DOR E PILATES NO ENFRENTAMENTO DA DOR LOMBAR CRÔNICA EM ADULTOS E IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v18i3.13631Palavras-chave:
Aplicativos móveis, Dor crônica, Dor lombar, Educação em saúde, Técnicas de exercício e movimentoResumo
INTRODUÇÃO: Devido a influência negativa da Dor Lombar Crônica Inespecífica (DLCI) busca-se intervenções biopsicossociais que possam auxiliar no manejo da dor crônica. OBJETIVO: Identificar a influência da Educação em Neurociências da Dor (END) e do Método Pilates, associados a intervenções complementares, no tratamento da dor de adultos e idosos em ambiente virtual. MÉTODOS: Trata-se de um estudo experimental, longitudinal (CEP: 4.901.344/2021). Participaram 21 indivíduos, entre 18 e 75 anos, com DLCI por mais de seis meses, sem sintomas depressivos ou déficit cognitivo - rastreados pelo Inventário de Beck II e Mini Exame do Estado Mental. Foram excluídos aqueles com diagnóstico de Fibromialgia, Doença Inflamatória Ativa, fratura pregressa de coluna ou membros inferiores, neoplasias, esportistas regulares e aqueles que realizaram tratamento fisioterapêutico nos últimos seis meses ou tratamento cirúrgico para dor. Os participantes foram divididos em Grupo Adulto (n=10) e Grupo Idoso (n=11). Receberam três sessões de END, treze sessões do Método Pilates, cartilha com orientações sobre dor e prática de exercícios e intervenção com aplicativo educativo para dor. Foi avaliada a Intensidade da Dor, Conhecimento Neurofisiológico e Atitudes em relação à Dor. Foi realizado o teste de Shapiro-Wilk, Teste T-Student, T-pareado e U-Mann-Whitney e Wilcoxon (p≤0,05). RESULTADOS: Não houve diferença significativa intergrupos. Houveram diferenças positivas e significativas, na análise intragrupo, na intensidade dolorosa, emoção, controle, medicação, incapacidade e dano físico. CONCLUSÃO: Ainda que a idade não influencie significativamente nos desfechos estudados, as intervenções virtuais proporcionam alívio da dor e melhorias ao lidar com a dor crônica.
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