Universidade aberta à terceira idade: a experiência da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH USP

Autores

  • Tiago Nascimento Ordonez
  • Meire Cachioni

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v6i1.150

Palavras-chave:

Universidade. Educação permanente. Idoso. Relações intergeracionais.

Resumo

O presente estudo visou: a) levantar dados sociodemográficos dos participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH USP; b) caracterizar os motivos relatados pelos idosos quanto a freqüentar o programa; e, c) verificar o impacto das relações intergeracionais no ambiente acadêmico. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sócio-demográfico, duas questões abertas para avaliar o impacto das relações intergeracionais no ambiente acadêmico e uma escala para verificação dos motivos por ordem e por grau de satisfação que cada um representava. O grupo composto por adultos maduros e idosos com idade média de 62,20 anos (DP=5,26 anos) foi basicamente constituído pelo gênero feminino (95%). Nos motivos para freqüentar uma Universidade Aberta houve maior interesse em investir no próprio desenvolvimento com o aumento de informação e auto-desenvolvimento associado às relações sociais, visto que mais de 50% disseram que aumentar conhecimentos foi o primeiro motivo que os trouxeram ao programa, seguido de aumentar o contato social. Quanto ao grau de satisfação a que cada variável representava, independente de como ordenaram os motivos, grande parte dos entrevistados declararam-se satisfeitos e muito satisfeitos com seu envolvimento no programa. No contexto do contato intergeracional, todos que se relacionaram com indivíduos mais jovens disseram que havia vantagens e ganhos, e que o contato modificara sua percepção positivamente sobre estes. Concluiu-se que o programa está atingindo seus objetivos e atendendo de modo eficaz às necessidades de seus participantes.

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Publicado

2009-11-16

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Universidade aberta à terceira idade: a experiência da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH USP. (2009). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 6(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v6i1.150