Universidade aberta à terceira idade: a experiência da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH USP
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v6i1.150Palavras-chave:
Universidade. Educação permanente. Idoso. Relações intergeracionais.Resumo
O presente estudo visou: a) levantar dados sociodemográficos dos participantes da Universidade Aberta à Terceira Idade da EACH USP; b) caracterizar os motivos relatados pelos idosos quanto a freqüentar o programa; e, c) verificar o impacto das relações intergeracionais no ambiente acadêmico. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sócio-demográfico, duas questões abertas para avaliar o impacto das relações intergeracionais no ambiente acadêmico e uma escala para verificação dos motivos por ordem e por grau de satisfação que cada um representava. O grupo composto por adultos maduros e idosos com idade média de 62,20 anos (DP=5,26 anos) foi basicamente constituído pelo gênero feminino (95%). Nos motivos para freqüentar uma Universidade Aberta houve maior interesse em investir no próprio desenvolvimento com o aumento de informação e auto-desenvolvimento associado às relações sociais, visto que mais de 50% disseram que aumentar conhecimentos foi o primeiro motivo que os trouxeram ao programa, seguido de aumentar o contato social. Quanto ao grau de satisfação a que cada variável representava, independente de como ordenaram os motivos, grande parte dos entrevistados declararam-se satisfeitos e muito satisfeitos com seu envolvimento no programa. No contexto do contato intergeracional, todos que se relacionaram com indivíduos mais jovens disseram que havia vantagens e ganhos, e que o contato modificara sua percepção positivamente sobre estes. Concluiu-se que o programa está atingindo seus objetivos e atendendo de modo eficaz às necessidades de seus participantes.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-11-16
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Todos os artigos estão licenciados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. A Revista é detentora do Copyright.
Como Citar
Universidade aberta à terceira idade: a experiência da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH USP. (2009). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 6(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v6i1.150