As representações sociais de envelhecimento masculino e as diferentes vivências da sexualidade

Autores

  • Laura Maria Monteiro Maravilha
  • Maria de Fátima de Souza Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Raimundo Cândido de Gouveia Universidade Federal da Bahia
  • Ângela Maria de Oliveira Almeida Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbceh.v10i1.1905

Palavras-chave:

Envelhecimento, Representações Sociais, Heterossexualidade, Homossexualidade

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar, com base na teoria das representações sociais (TRS), as teorias de senso comum – que circulam entre homens heterosse¬xuais e homossexuais – acerca do enve-lhecimento. A TRS busca compreender as teorias leigas sobre determinados objetos sociais, construídas e compartilhadas de maneira coletiva, que orientam o compor¬tamento dos indivíduos. Participaram des¬te estudo 16 homens com idade superior/ igual a 70 anos de idade, dos quais oito heterossexuais e oito homossexuais. Para a coleta dos dados, foi utilizada a entrevis¬ta narrativa, para análise e interpretação, utilizou-se o software Alceste. Foi obser¬vado que a orientação sexual em si não é determinante para a formação de represen¬tações sociais distintas sobre o envelheci¬mento; o lugar comum entre esses mundos aparentemente diferentes é a experiência da solidão, independentemente do tipo de relação conjugal que tenham construído e parecem ir além das relações afetivo¬-sexuais, instalando-se principalmente nas pertenças grupais ou na falta delas. A se¬xualidade aparece como princípio organi-zador das práticas sociais que diferenciam os grupos. Para os homossexuais, as mu¬danças estéticas e a diminuição do vigor sexual os instigam a práticas de reparação do corpo. Para os heterossexuais, o de-clínio no desempenho sexual é encarado com conformismo e naturalidade, já que a prática sexual legitimada socialmente per¬de sua função com o fim da capacidade reprodutiva. Portanto, o estudo chama a atenção para a necessidade de considerar as singularidades humanas no intuito de conseguir compreender as diversas formas de envelhecimento e, consequentemente, as diferentes formas de abordagem e de apoio que o fenômeno requer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laura Maria Monteiro Maravilha
    Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco.
  • Maria de Fátima de Souza Santos, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutora em Psicologia pela Université de Toulouse II – Le Mirail, França. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Raimundo Cândido de Gouveia, Universidade Federal da Bahia
    Mestre e Doutor em Psicologia Social – Universidade Federal da Paraíba. Professor adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.
  • Ângela Maria de Oliveira Almeida, Universidade de Brasília
    Docteur en Psychologie - Université Catholique de Louvain – Bélgica. Pesquisadora colaboradora sênior do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2013-12-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

As representações sociais de envelhecimento masculino e as diferentes vivências da sexualidade. (2013). Revista Brasileira De Ciências Do Envelhecimento Humano, 10(1). https://doi.org/10.5335/rbceh.v10i1.1905