Crenças e atitudes sobre a velhice: infância, adolescência, avós e a intergeracionalidade
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9765Palavras-chave:
envelhecimento, atitude, avós, relações familiares, adolescenteResumo
A longevidade humana impõe novos desafios e oportunidades à configuração social e familiar da população brasileira. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura de artigos científicos de língua portuguesa sobre crenças e atitudes sobre a velhice em crianças e adolescentes no período de 2012 a 2017, com foco nas atividades intergeracionais e avosidade. Foram selecionados 14 artigos que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Observou-se que as percepções e os significados de crianças e adolescentes sobre a velhice, em sua maioria foram positivas, associando-se a coabitação, conflitos intergeracionais, convivência com as pessoas mais velhas, e condições sóciodemográficas. As intervenções educacionais intergeracionais, oportunizam espaços de troca, reflexão e discussão de modo a minimizar os conflitos, estimular a convivência e desenvolver crenças e atitudes mais favoráveis sobre a velhice.
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