Tomada de decisão diante de situações econômico-financeiras: educação financeira escolar e representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.10007Palavras-chave:
Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Registros de Representação Semiótica, Matemática FinanceiraResumo
Este artigo objetiva apresentar e analisar uma tarefa que culmina na tomada de decisão diante de situações econômico-financeiras, e envolve uma Série Uniforme de Pagamentos. A tarefa, composta por doze itens, foi desenvolvida com onze licenciandos do Curso de Matemática Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), matriculados no componente curricular Matemática Financeira. A partir dos pressupostos da Educação Financeira Escolar e dos registros de representação semiótica, a produção dos dados adotou uma abordagem qualitativa seguindo princípios das três fases que constituem a análise de conteúdo. Para tanto, consideramos três categorias: sociocultural, econômico-financeiro e comportamental. Por meio das inferências constatamos, entre os resultados, argumentos majoritariamente vinculados a aspectos econômico-financeiros apoiados em justificativas relacionadas ao não comprometimento do orçamento mensal e a manutenção de um fundo de reserva para eventual necessidade; observamos, também, a opção de manter um rendimento na poupança, enquanto as prestações referentes à aquisição de um bem são pagas mensalmente. Ao passo que o aspecto sociocultural não foi identificado em nenhum dos itens analisados, o aspecto comportamental foi evidenciado apenas quando as escolhas versaram pelo mais fácil como o menor esforço. Além disso, ressaltamos que os argumentos dos licenciandos mobilizaram registros de representação em língua natural, numéricos, algébricos simbólicos e tabular.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR