Tomada de decisão diante de situações econômico-financeiras: educação financeira escolar e representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática

Autores

  • Angela Joanella Cardoso Rocha Universidade Federal de Santa Maria.
  • Rita de Cássia Pistóia Mariani

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.10007

Palavras-chave:

Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Registros de Representação Semiótica, Matemática Financeira

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e analisar uma tarefa que culmina na tomada de decisão diante de situações econômico-financeiras, e envolve uma Série Uniforme de Pagamentos. A tarefa, composta por doze itens, foi desenvolvida com onze licenciandos do Curso de Matemática Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), matriculados no componente curricular Matemática Financeira. A partir dos pressupostos da Educação Financeira Escolar e dos registros de representação semiótica, a produção dos dados adotou uma abordagem qualitativa seguindo princípios das três fases que constituem a análise de conteúdo. Para tanto, consideramos três categorias: sociocultural, econômico-financeiro e comportamental. Por meio das inferências constatamos, entre os resultados, argumentos majoritariamente vinculados a aspectos econômico-financeiros apoiados em justificativas relacionadas ao não comprometimento do orçamento mensal e a manutenção de um fundo de reserva para eventual necessidade; observamos, também, a opção de manter um rendimento na poupança, enquanto as prestações referentes à aquisição de um bem são pagas mensalmente. Ao passo que o aspecto sociocultural não foi identificado em nenhum dos itens analisados, o aspecto comportamental foi evidenciado apenas quando as escolhas versaram pelo mais fácil como o menor esforço. Além disso, ressaltamos que os argumentos dos licenciandos mobilizaram registros de representação em língua natural, numéricos, algébricos simbólicos e tabular.

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Biografia do Autor

  • Angela Joanella Cardoso Rocha, Universidade Federal de Santa Maria.

    Graduada em Matemática - Licenciatura (2010) pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação Matemática e Ensino de Física, pela mesma instituição (2017). Membro do EMgep–Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas.

  • Rita de Cássia Pistóia Mariani

    Graduada em Matemática - Licenciatura (1997) pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação (2000) pela mesma instituição e Doutora em Educação Matemática (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Membro do EMgep–Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas.

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Publicado

2020-02-07

Como Citar

Tomada de decisão diante de situações econômico-financeiras: educação financeira escolar e representações semióticas mobilizadas por licenciandos em Matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v2i2.10007. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10007. Acesso em: 16 out. 2025.