Unidade de Ensino Potencialmente Significativa mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino de Séries de Fourier

Autores

  • Gabriel Müller Konflanz Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Vera Lúcia Duarte Ferreira Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Márcio Marques Martins Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v2i2.10021

Palavras-chave:

Ensino de matemática. Séries de Fourier. Tecnologias de informação e comunicação. Aprendizagem significativa.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo desenvolver, aplicar e avaliar uma proposta de ensino potencialmente significativa para o estudo de Séries de Fourier, embasado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, via utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). A metodologia adotada foi de pesquisa qualitativa e quantitativa envolvendo uma intervenção pedagógica, onde procurou-se investigar o ganho normalizado percentual na aprendizagem, relacionado à aplicação das oficinas. Inserido nesse cenário, descreve-se a criação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) em forma de oficinas temáticas, que abordam conceitos matemáticos e desenvolvem atividades com softwares livres, tais como Geogebra e Scilab para o ensino de aproximações de funções mediante Séries de Fourier. Tendo como sujeitos da pesquisa, 19 estudantes do curso de Matemática-Licenciatura da UNIPAMPA – campus Bagé, RS. Seguindo o Método do ganho normalizado na aprendizagem de Richard Hake, foram utilizados pré e pós-testes sobre o conteúdo abordado. Como resultado, observou-se um ganho normalizado na aprendizagem de 30% dentre os participantes que se encontravam na primeira metade do curso. No intuito, de ratificar de modo qualitativo a aprendizagem são apresentados e analisados mapas conceituais elaborados pelos estudantes. As análises quali-quantitativas apresentam indícios de aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Müller Konflanz, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Graduado em Matemática - Licenciatura, Universidade Federal do Pampa.

  • Vera Lúcia Duarte Ferreira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Doutor em Química Teórica, Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, do Mestrado Acadêmico em Ensino, e do curso de Especialização em Modelagem Computacional em Ensino, Experimentação e Simulação da Universidade Federal do Pampa.

  • Márcio Marques Martins, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Doutorado em Informática na Educação, Coordenadora de Área do PIBID - Subprojeto Matemática – Universidade Federal do Pampa.

  • Denice Aparecida Fontana Nisxota Menegais, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

    Doutora em Modelagem computacional. Professora do curso de Especialização em Modelagem Computacional em Ensino, Experimentação e Simulação da Universidade Federal do Pampa.

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Publicado

2020-02-07

Como Citar

Unidade de Ensino Potencialmente Significativa mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação para o ensino de Séries de Fourier. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v2i2.10021. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10021. Acesso em: 16 out. 2025.