Uma proposta de ensino do eletromagnetismo por meio de atividades experimentais
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10233Palavras-chave:
Eletromagnetismo, Experimentação, Ensino de Ciências, FísicaResumo
A proposição de atividades que sejam flexíveis e adequadas ao nível cognitivo dos alunos, acompanhadas de reflexão crítica, que permitam o teste livre de hipóteses e sejam decorrentes de problematização constitui-se um método mais eficiente para o ensino-aprendizagem do que a mera transmissão de informações. O Eletromagnetismo é um dos conteúdos em que os estudantes em geral apresentam diversas dificuldades de aprendizagem, apesar de sua importância para a compreensão do mundo cotidiano, visto que os fenômenos elétricos e magnéticos envolvem a grande maioria dos equipamentos de nosso dia a dia. Assim, esse trabalho descreve um conjunto de atividades experimentais realizadas com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, levando-se em conta a sua executabilidade pelos próprios alunos, o baixo custo de preparação e a segurança. A partir de um dínamo caseiro elaborado pelos pesquisadores, os alunos executaram, em grupos, 4 experimentos, envolvendo o ato de acender uma lâmpada, o funcionamento de um motor, a condutividade de materiais e relação entre energia e trabalho. O roteiro proposto estimulou a observação, reflexão e elaboração de hipóteses e a revisão de ideias sobre determinados fenômenos.
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