Uma proposta de ensino do eletromagnetismo por meio de atividades experimentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10233

Palavras-chave:

Eletromagnetismo, Experimentação, Ensino de Ciências, Física

Resumo

A proposição de atividades que sejam flexíveis e adequadas ao nível cognitivo dos alunos, acompanhadas de reflexão crítica, que permitam o teste livre de hipóteses e sejam decorrentes de problematização constitui-se um método mais eficiente para o ensino-aprendizagem do que a mera transmissão de informações. O Eletromagnetismo é um dos conteúdos em que os estudantes em geral apresentam diversas dificuldades de aprendizagem, apesar de sua importância para a compreensão do mundo cotidiano, visto que os fenômenos elétricos e magnéticos envolvem a grande maioria dos equipamentos de nosso dia a dia. Assim, esse trabalho descreve um conjunto de atividades experimentais realizadas com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, levando-se em conta a sua executabilidade pelos próprios alunos, o baixo custo de preparação e a segurança.  A partir de um dínamo caseiro elaborado pelos pesquisadores, os alunos executaram, em grupos, 4 experimentos, envolvendo o ato de acender uma lâmpada, o funcionamento de um motor, a condutividade de materiais e relação entre energia e trabalho. O roteiro proposto estimulou a observação, reflexão e elaboração de hipóteses e a revisão de ideias sobre determinados fenômenos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angela Michelotti, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Especialista em Educação Ambiental (UFSM). Graduada em Ciências Biológicas - Habilitação Licenciatura Plena (ULBRA - Campus Cachoeira do Sul).

  • Fabricio Luís Lovato, Universidade Federal de Santa Maria

    Professor Substituto do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica (UFSM). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFSM). 

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Uma proposta de ensino do eletromagnetismo por meio de atividades experimentais. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i1.10233. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10233. Acesso em: 16 out. 2025.