Vivências de estágio de ciências da natureza no contexto da educação do campo: uma análise crítico-reflexiva

Authors

  • Josimar de Jesus Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Klayton Santana Porto Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10238

Keywords:

Educação do Campo, Ensino de Ciências, Estágio Supervisionado, Formação de Professores

Abstract

O objetivo deste artigo foi relatar as experiências vivenciadas no desenvolvimento do estágio supervisionado, como forma de discutir a relevância do estágio na formação inicial do professor e da professora de ciências da Educação do Campo. Para isso, buscamos relacionar as referências bibliográficas de autores importantes para a discussão da educação do campo, a saber: Arroyo (2004), Caldart (2004/2009), Fernandes (2004), Molina (2004), entre outros, com as experiências e vivências do autor no seu campo de estágio. O Estágio Supervisionado I na área de Ciências da Natureza foi realizado no Assentamento Alto Bonito, povoado de Cansanção – Bahia, na Escola Municipal do Assentamento Alto Bonito, com a turma do nono ano da referida instituição educacional. As pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com abordagem qualitativa, embasaram a escrita deste artigo, as quais foram analisadas a partir do cruzamento dos dados coletados por meio da observação, diálogos, entrevistas e atividades durante o estágio. Entre os resultados mais importantes, podemos destacar a gama de novos conhecimentos e experiências obtidos pelo estagiário e pelos alunos da escola do campo, além disso foram observadas a precariedade e a falta de investimentos tecnológicos e financeiros nas instituições escolares do campo, o que dificulta a efetivação de uma educação integral e de qualidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Josimar de Jesus Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

    Licenciado em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza pela UFRB

Published

2020-04-01

How to Cite

Vivências de estágio de ciências da natureza no contexto da educação do campo: uma análise crítico-reflexiva. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.5335/rbecm.v3i1.10238. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10238. Acesso em: 16 oct. 2025.