“VOCÊ JÁ ESTUDOU SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL NA ESCOLA?”: CONTRAPONTOS DE ESTUDANTES AMAZÔNIDAS DO CAMPO E DA CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.10790

Palavras-chave:

Educação na Amazônia, Ensino de ciências, Ensino fundamental, Mudanças climáticas

Resumo

Diferentes áreas do conhecimento discutem sobre aquecimento global. A temática suscita muitos debates devido ao dissenso entre pesquisadores e outros setores sociais sobre a existência, as causas e os efeitos do aquecimento da Terra. A escola é um dos espaços onde esse debate comumente ocorre. Considerando que a Amazônia desempenha um papel central na discussão sobre o aquecimento planetário, neste trabalho, investigamos quais as principais fontes de informação sobre aquecimento global a que estudantes têm acesso, bem como se a escola aborda esse assunto. Participaram da investigação 249 estudantes do ensino fundamental em duas escolas municipais de Santarém, Pará, sendo uma na zona urbana e outra na zona rural. Um questionário foi aplicado aos participantes durante aulas de ciências. Os resultados apontam que a escola trabalhava a temática ambiental por meio de exercícios e leituras, principalmente na disciplina geografia. Contudo, aparentemente não abordava alguns elementos estabelecidos nos parâmetros curriculares nacionais e no programa de ensino da rede municipal de educação, à época da pesquisa (2012). A televisão demonstrou ser um meio de difusão frequente da temática entre estudantes. Porém, outras fontes de informação foram relatadas, como a internet, na zona urbana, e o livro didático, na zona rural. Informações da mídia podem ser um instrumento útil de debate na escola, no entanto, o embasamento científico é fundamental para enriquecer a discussão e questionar criticamente informações equivocadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nayara Ricele da Costa Tavares, Colégio Pitágoras

    Especialista em Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (CFI/UFOPA). Licenciada em Ciências Biológicas (UFPA). Professora do Colégio Pitágoras – Unidade Juruti (PA)

  • Jaílson Santos de Novais, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Doutor em Ciências Biológicas – Botânica (INPA). Mestre em Ciências – Botânica (UEFS). Especialista em Educação a Distância (FTC). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (UEFS). Professor permanente dos Programas de Pós-graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/CFI) e em Recursos Naturais da Amazônia (PPGRNA/IEG), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), e do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Downloads

Publicado

2021-04-22

Como Citar

“VOCÊ JÁ ESTUDOU SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL NA ESCOLA?”: CONTRAPONTOS DE ESTUDANTES AMAZÔNIDAS DO CAMPO E DA CIDADE. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.10790. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10790. Acesso em: 16 out. 2025.