O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS RELACIONADOS A QUÍMICA DO PETRÓLEO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.10989

Keywords:

Aprendizagem Significativa, Ensino de Química, Mapas Conceituais

Abstract

O Ensino de Química é comumente estruturado em torno de atividades que levam à memorização de informações e repetição mecânica de conceitos, o que pode culminar na limitação do aprendizado dos alunos. Dentro deste contexto, é necessário procurar executar novas propostas e estratégias de ensino e aprendizagem, assim como materiais e instrumentos potencialmente significativos, a fim de viabilizar a amplificação da qualidade do ensino. Nesta perspectiva, Mapas Conceituais apresentam-se como instrumentos flexíveis e dinâmicos, que podem ser utilizados em sala de aula ou laboratório. Deste modo, o objetivo principal deste trabalho foi a utilização de Mapas Conceituais com intuito de contribuir para uma aprendizagem mais significativa dos alunos da parte experimental da disciplina de “Tecnologias Regionais II” do Curso Técnico em Química do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) campus Campos Centro. Os mapas foram elaborados a partir do software CmapTools, e posteriormente anexados ao material didático de duas turmas do módulo IV do Curso Técnico em Química, os quais foram utilizados durante o segundo semestre letivo de 2018. Em busca de evidências da eficácia da utilização dos Mapas Conceituais para contribuir para uma aprendizagem mais significativa, foi introduzido um Questionário de Opinião contendo perguntas mistas a fim de detectar a percepção dos discentes acerca do instrumento de ensino utilizado. Mapas Conceituais também foram utilizados como instrumentos de avaliação, os quais foram elaborados pelos estudantes em três momentos distintos, sendo estes, ao início do semestre e ao final do primeiro e segundo bimestres. Esses mapas tinham intuito de procurar indícios que apontassem para uma aprendizagem mais significativa, assim como, averiguar a evolução conceitual dos discentes. Por meio da análise dos questionários e dos Mapas Conceituais elaborados pelos educandos, observou-se, de modo geral, uma evolução conceitual progressiva e sinais apontando para uma aprendizagem mais significativa, além de indicar que materiais potencialmente significativos podem contribuir para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.

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Author Biographies

  • Sandralice Marins da Silva Dias

    Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Química com pelo Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro

  • Wagner da Silva Terra, Instituto Federal Fluminense (IFFluminense)

    Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2009) e Mestrado (2012) pela mesma instituição na área de Química Orgânica, atuando no isolamento, identificação e avaliação antitumoral de compostos oriundos do metabolismo secundário de espécies do gênero Trichilia. Possui Doutorado em Ciências Naturais (2016) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, na área de Química Bio-inorgânica e de Coordenação, atuando na síntese, caracterização e prospecção da atividade antitumoral de compostos orgânicos e inorgânicos. Possui Técnico em Química (2006), com ênfase em Análises Químicas, pelo IFF-Campos. Além de ser Técnico Químico de Petróleo (2011), com ênfase em Exploração e Produção, pela Universidade Petrobras e Especialista em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural (2015) pelo LENEP-UENF. Atuou como Técnico Químico de Petróleo Júnior no Laboratório de Cromatografia Gasosa e no Laboratório de Petróleo em Condições de Processo e Reservatório (PVT), ambos no Laboratório de Fluidos - Petrobras. Atualmente é professor de Química do Instituto Federal Fluminense Campos Campus Centro, onde atua nas disciplinas: Química Orgânica II, Cromatografia, Análise Instrumental, Metrologia e Análise e Processamento de Fluidos.

Published

2021-04-22

How to Cite

O USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DOS CONCEITOS RELACIONADOS A QUÍMICA DO PETRÓLEO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.10989. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10989. Acesso em: 16 oct. 2025.