O JOGO DA MEMÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11048Keywords:
Jogo da Mem´ória, Informática na Escola, Aprendizagem de Matemática, Algarismos EgípciosAbstract
Há algumas décadas a sociedade passa por profunda transformação cultural pautada na informática. O uso intenso de tecnologia está presente em produtos, bens e serviços, sejam eles para a mobilidade urbana, produção de alimentos, controle sanitário, produção de medicamentos, ou uso pessoal como os computadores e os celulares, cada vez mais presentes na vida dos jovens. Essa mudança cultural oferece oportunidades para o aprendizado da Matemática no âmbito escolar. O jogo, e, portanto, o brincar, é um importante recurso para potencializar o aprendizado dos estudantes no Ensino Fundamental. O presente trabalho investigou a elaboração de versões online e física do Jogo da Memória e seu uso como recurso pedagógico para auxiliar a aprendizagem de conceitos de matemática utilizando a troca simbólica entre algarismos indo-arábicos e egípcios. A pesquisa foi realizada com estudantes de duas Escolas Estaduais de Campo Grande-MS. Os resultados apontam que a complexidade gradativa dos caracteres e a exigência de realização de operações matemáticas podem alterar a tipologia da resposta dos estudantes, por outro lado, diferentes atividades, independente do uso ou não da informática, potencializam a aprendizagem dos conceitos matemáticos e a assimilação das trocas simbólicas.
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