O JOGO DA MEMÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Authors

  • João Carlos Leal Cunha Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Edmilson de Souza Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11048

Keywords:

Jogo da Mem´ória, Informática na Escola, Aprendizagem de Matemática, Algarismos Egípcios

Abstract

Há algumas décadas a sociedade passa por profunda transformação cultural pautada na informática. O uso intenso de tecnologia está presente em produtos, bens e serviços, sejam eles para a mobilidade urbana, produção de alimentos, controle sanitário, produção de medicamentos, ou uso pessoal como os computadores e os celulares, cada vez mais presentes na vida dos jovens. Essa mudança cultural oferece oportunidades para o aprendizado da Matemática no âmbito escolar. O jogo, e, portanto, o brincar, é um importante recurso para potencializar o aprendizado dos estudantes no Ensino Fundamental. O presente trabalho investigou a elaboração de versões online e física do Jogo da Memória e seu uso como recurso pedagógico para auxiliar a aprendizagem de conceitos de matemática utilizando a troca simbólica entre algarismos indo-arábicos e egípcios. A pesquisa foi realizada com estudantes de duas Escolas Estaduais de Campo Grande-MS. Os resultados apontam que a complexidade gradativa dos caracteres e a exigência de realização de operações matemáticas podem alterar a tipologia da resposta dos estudantes, por outro lado, diferentes atividades, independente do uso ou não da informática, potencializam a aprendizagem dos conceitos matemáticos e a assimilação das trocas simbólicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • João Carlos Leal Cunha, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann. Doutorando em Educação atemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Brasil.

  • Edmilson de Souza, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL),1996; Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), 2000; Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (USP), 2009. Desde 1999 é docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Atuou junto às Graduações de Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Física e Biologia. É membro do Programa de Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática, atuando na linha de pesquisa em Divulgação Científica. Exerceu diversas funções administrativas na Pró-reitoria de Ensino da UEMS (PROE), entre os anos de 2000 e 2002, foi Coordenador do Curso de Graduação em Física por 3 gestões, além de participar de diversas Comissões, Comitês, além de membro dos dois Órgãos Superiores da UEMS, CEPE e COUNI. Entre os anos de 2011 e 2015 exerceu a função de Pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS (PROEC), tendo ocupado a vice-coordenação da regional Centro-Oeste do FORPROEX, e membro da Câmara da Extensão da ABRUEM. Exerceu a função de Assessor de Popularização da Ciência e Apoio ao Desenvolvimento Educacional junto à Reitoria da UEMS. É lider do Grupo de Pesquisa em Qualidade do Ar junto ao Centro de Estudos em Recursos Naturais (CERNA).Também colabora com o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Bolsão Sul-Mato-Grossense (CEDESU) coordenando o projeto de Pesquisa "Estudos sobre o Processo de Emissão de Isopreno e Monoterpenos de Cultivares de Eucalipto da Região do Bolsão/MS". Coordenou o Núcleo de Divulgação Científica (NDC) especializado em Popularização da Ciência, que mantém de maneira permanente o Projeto Saturno, responsável pela circulação do Planetário Móvel da UEMS, um dos projetos pioneiros em Popularização e Alfabetização Científica em Mato Grosso do Sul. Em 2017 atuou na Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul junto à Coordenadoria de Formação Continuada. Tem como temas de interesse para pesquisa as relações entre emissões de poluentes gasosos oriundos de processos de combustão, em especial, da geração termoelétrica, meios de transporte, e processos industriais com uso de biomassa. Além de manter investigação científica nas áreas de Ensino de Astronomia e Divulgação Científica. Atualmente ministra as disciplinas de Agrometeorologia, Aplicação de Física na Agricultura, Física Geral e Informática na Agricultura, nos Cursos de Graduação de Agronomia e Matemática da Unidade Universitária de Cassilândia. Adicionalmente, ministra as disciplinas de Divulgação Científica e Educação em Ciências e, Fundamentos de Astronomia e Astrofísica no Programa de Mestrado em Educação Científica e Matemática.

Published

2021-03-01

How to Cite

O JOGO DA MEMÓRIA COMO RECURSO PEDAGÓGICO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11048. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11048. Acesso em: 16 oct. 2025.