OS REGISTROS GRÁFICOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EM FOCO O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11157

Keywords:

Ensino de Ciências por Investigação, Ensino Fundamental, Programa de Residência Pedagógica

Abstract

No contexto do Programa de Residência Pedagógica foram organizadas ações que possibilitaram a discussão do Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) nos anos iniciais do Ensino Fundamental como uma ferramenta para a construção de habilidades científicas. Com essa perspectiva, este trabalho objetiva investigar se o aluno, ao se engajar em atividades de cunho investigativo, pode aprimorar o processo de produção de textos escritos. O percurso metodológico foi estruturado incluindo uma revisão bibliográfica e uma pesquisa qualitativa, com um caráter de estudo de caso. Os dados foram categorizados de acordo com a técnica de Análise de Conteúdo, a qual evidenciou a necessidade de ampliação de estudos teóricos e práticos que fomentam discussões acerca do ENCI no âmbito da leitura e da escrita. Os registros, provenientes de ações investigativas, podem favorecer a inserção da criança em processos associados ao fazer científico, como a necessidade de escrever e comunicar seus achados, compreendida como uma atividade inerente ao trabalho investigativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Alice Helena Bertola, 19982085390

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Pesquisadora na área de Alfabetização Científica e Ensino de Ciências por investigação.

  • Tatiana Schneider Vieira de Moraes, UNESP

    Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Didática (desde 2015) da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Marília, SP, atuando no curso de Pedagogia. Doutora em Educação, pela Faculdade de Educação da USP (FE/USP). É mestre em Ciências pela USP de Ribeirão Preto (2006) e possui graduação em Ciências Biológicas - UNESP/Botucatu (2003). Pesquisadora na área de Alfabetização Científica e Ensino de Ciências por investigação. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Científica (GEPAC).

Published

2021-08-17

How to Cite

OS REGISTROS GRÁFICOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: EM FOCO O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11157. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11157. Acesso em: 16 oct. 2025.