ADOLESCER EM CORPO, MENTE E AFETO: UM ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO DE VALORES E ATITUDES A PARTIR DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11222

Keywords:

adolescência, cultura, educação em ciências, puberdade, subjetividade

Abstract

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental das Ciências Naturais referenciam ações educativas que significam a adolescência considerando a necessária interação entre a marca orgânica, a puberdade, e os sentidos produzidos cultural e socialmente sobre o corpo e a identidade nesta fase do desenvolvimento humano. À docência em Ciências implica na construção relacional de conhecimentos, valores e atitudes para um adolescer que responda às demandas sobre si, de modo crítico, cognitiva e afetivamente, para manutenção da integridade corporal, da saúde reprodutiva e do comportamento sexual. Esta pesquisa teve por objetivo analisar os alcances das ações e práticas na educação em Ciências na adolescência a partir do conteúdo da fala de estudantes do 9º Ano. Para isso utilizou-se como método de coleta de dados, o Grupo Focal e como instrumento de análise, a Análise do Conteúdo proposta por Bardin. Emergiram três categorias: na primeira, o fator gênero é tomado como referência para indicar as variações de autoimagem e autovalor atribuídos a si mesmos pelos adolescentes; na segunda, autoavaliação da aparência física está relacionada aos padrões culturais de beleza e de ideal do corpo, recaindo sobre os seus valores e julgamentos, potencializando sentimentos de inadequação pela não correspondência às expectativas do modelo predominante; e a terceira, assinala a ausência de uma fonte segura na escola para tomada de decisões. A pesquisa concluiu, neste contexto, que a escola não é um lugar de fala para o adolescente, por tratar de temas ligados a adolescência com impessoalidade, centrando-se no viés biológico da puberdade e negligenciando as questões psicossociais, emocionais e culturais que o adolescer demanda.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Gabriela Messias Silva, UFT

    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFT, Brasil.

  • José Adriano Cavalcante Angelo, UFPB

    Mestre em Educação pela UFPB, Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFPB, Brasil.

  • Jemima Queiroz da Silva, UFT

    Mestra em Educação pela UFPB, Graduada em Psicologia (Formação de Psicólogo e Licenciatura) pela UFPB. Professora da UFT, Brasil.

Published

2021-10-18

How to Cite

ADOLESCER EM CORPO, MENTE E AFETO: UM ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO DE VALORES E ATITUDES A PARTIR DO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11222. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11222. Acesso em: 16 oct. 2025.