ADOLESCER EM CORPO, MENTE E AFETO: UM ESTUDO SOBRE DESENVOLVIMENTO DE VALORES E ATITUDES A PARTIR DO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11222Keywords:
adolescência, cultura, educação em ciências, puberdade, subjetividadeAbstract
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental das Ciências Naturais referenciam ações educativas que significam a adolescência considerando a necessária interação entre a marca orgânica, a puberdade, e os sentidos produzidos cultural e socialmente sobre o corpo e a identidade nesta fase do desenvolvimento humano. À docência em Ciências implica na construção relacional de conhecimentos, valores e atitudes para um adolescer que responda às demandas sobre si, de modo crítico, cognitiva e afetivamente, para manutenção da integridade corporal, da saúde reprodutiva e do comportamento sexual. Esta pesquisa teve por objetivo analisar os alcances das ações e práticas na educação em Ciências na adolescência a partir do conteúdo da fala de estudantes do 9º Ano. Para isso utilizou-se como método de coleta de dados, o Grupo Focal e como instrumento de análise, a Análise do Conteúdo proposta por Bardin. Emergiram três categorias: na primeira, o fator gênero é tomado como referência para indicar as variações de autoimagem e autovalor atribuídos a si mesmos pelos adolescentes; na segunda, autoavaliação da aparência física está relacionada aos padrões culturais de beleza e de ideal do corpo, recaindo sobre os seus valores e julgamentos, potencializando sentimentos de inadequação pela não correspondência às expectativas do modelo predominante; e a terceira, assinala a ausência de uma fonte segura na escola para tomada de decisões. A pesquisa concluiu, neste contexto, que a escola não é um lugar de fala para o adolescente, por tratar de temas ligados a adolescência com impessoalidade, centrando-se no viés biológico da puberdade e negligenciando as questões psicossociais, emocionais e culturais que o adolescer demanda.
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