ABORDAGEM DO TEMA SOCIOAMBIENTAL “LIXO EM MEIO AQUÁTICO”: UMA ESTRATÉGIA REFLEXIVA COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE QUÍMICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11302

Keywords:

Ensino de Química, Temas Socioambientais, Lixo em Meio Aquático

Abstract

Este estudo teve por finalidade analisar as contribuições do tema socioambiental “Lixo em Meio Aquático” para promover a reflexão e o posicionamento de estudantes do Ensino Médio frente às relações ciência, tecnologia e sociedade no mundo contemporâneo. Para tanto, adotamos a pesquisa qualitativa, que direciona para a compreensão dos fenômenos que ocorrem em situações de aprendizagem. A pesquisa contou com a participação de 18 alunos dos três níveis do Ensino Médio de uma escola pública. Os dados foram coletados mediante o desenvolvimento de um curso temático, por meio de produções textuais e discursos registrados em relação à participação dos estudantes durante as atividades. Esses dados foram tratados de acordo com os pressupostos da Análise Textual Discursiva e estruturados a partir de subtemas abordados no curso. Os resultados obtidos indicam que a proposta contribuiu para que os estudantes conseguissem estabelecer relações entre os saberes cotidianos e químicos a partir do tema trabalhado. Nesse sentido, a estratégia favoreceu a conscientização e reeducação socioambiental dos participantes da pesquisa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • João Bosco Paulain, Universidade Federal do Amazonas

    João Bosco Paulain é graduado em Licenciatura em Química e Mestre em Ensino de Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) - ênfase no estudo da Motivação para a Aprendizagem no Ensino Médio. Atualmente, é professor da Secretaria de Estado da Educação do Amazonas (SEDUC/AM) e cursa Doutorado com ênfase em motivação no Ensino Superior pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFAM.

  • Sidilene Aquino de Farias, Universidade Federal do Amazonas

    Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas. Atua, principalmente, no Curso de Licenciatura em Química ministrando disciplinas dos eixos curriculares Estágio Curricular e Prática como Componente Curricular. Já coordenou o subprojeto Química na Residência Pedagógica, no período de 2018 a 2020. Em relação a pesquisa e orientação, está credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Química, linha de pesquisa Ensino de Química, e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Possui experiência na administração como coordenadora de cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Química, com: cromatografia, separação e identificação de classes lipidicas, ácidos graxos (peixes e oleos vegetais), análise de combustíveis. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação Química.

Published

2021-08-31

How to Cite

ABORDAGEM DO TEMA SOCIOAMBIENTAL “LIXO EM MEIO AQUÁTICO”: UMA ESTRATÉGIA REFLEXIVA COM ENFOQUE CTS NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11302. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11302. Acesso em: 16 oct. 2025.