CARTAS À PAULO FREIRE: (DES)ESPERANÇA DE PROFESSORES(AS) EM TEMPOS DESINTERESSANTES

Authors

  • CARLA BUSATO ZANDAVALLI UFMS
  • LILIAN ANDRESSA OLIVEIRA OLEGÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • BRENDA TAVELLA OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11523

Keywords:

PAULO FREIRE, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, MESTRADO PROFISSIONAL

Abstract

O artigo retrata uma experiência pedagógica realizada no âmbito da disciplina de Teorias de Aprendizagem, em um Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, de uma instituição pública federal de Mato Grosso do Sul. Foi solicitada aos pós-graduandos a escrita de uma carta respondendo a uma das três Cartas presentes na obra “Pedagogia da Indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos”, de Paulo Freire. A atividade objetivou analisar a situação atual de vida e formação dos professores, tomando como pressuposto a teoria freiriana, por meio do gênero textual preferido de Freire: as cartas. Participaram da atividade 18 mestrandos, a maioria professores convocados em redes públicas de ensino, que ministram disciplinas de Biologia, Química, Física e/ou atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, como professores regentes. A análise das cartas foi feita por meio da análise categorial de Bardin (2016), observando-se a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Na exploração do material, primeiramente foi analisado o conjunto das informações, buscando-se categorias, unidades de registro e sua frequência e, na sequência, foram agrupadas em três grupos, tendo como referência a carta de Freire respondida pelos(as) mestrandos(as). Foram identificadas as seguintes categorias: Paulo Freire, Educação, Esperança, Desesperança/medo; Mudanças/transformações; Democracia/democratização; Consciência Humana; Professores/educadores; Alunos/ estudantes/crianças/ jovens; Riscos/perdas. Os diálogos dos(as) mestrandos(as) com o autor, por meio das cartas, denotaram a compreensão de aspectos centrais da Pedagogia e da Epistemologia de Freire. As cartas denotam o desenvolvimento mais acentuado da consciência crítica dos(as) mestrandos(as), mediante a análise da complexa realidade vivida por eles(as) e a compreensão e aplicação das categorias centrais da obra de Freire, o que permite concluir que os objetivos da atividade foram alcançados. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • LILIAN ANDRESSA OLIVEIRA OLEGÁRIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

    Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Biologia pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB Campo Grande/MS (2007). Pós-Graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras/MG - UFLA E Pós-graduação em Mídias da Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/MS - UFMS. Aluna do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências ? Nível Mestrado. Professora visitante da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, no curso de Biologia, no ano de 2011. Docente na Rede Estadual e Municipal de ensino, atua como professora de Ciências, Biologia e Química. Trabalhou com alunos envolvendo pesquisa e formação científica. Desenvolveu projetos de pesquisa, apresentou trabalhos na FETEC, FECIT, FECINTEC e FEBRACE. Possui formação complementar na área de Tecnologias Educacionais, Mídias e Programas do FNDE.

  • BRENDA TAVELLA OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

    Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Goiás(2016), ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Adventista Brasil Central(2012) e ensino-medio-segundo-graupela Escola Progresso de Campo Verde(2012). Atualmente é Professor da Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho e PROFESSORA DE QUÍMICA da Escola Estadual Ulisses Guimarães. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Licenciatura em Química. 

Published

2021-03-01

How to Cite

CARTAS À PAULO FREIRE: (DES)ESPERANÇA DE PROFESSORES(AS) EM TEMPOS DESINTERESSANTES. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11523. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11523. Acesso em: 16 oct. 2025.