TRILHAS INTERPRETATIVAS EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO:ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA

Autores

  • Jean Dalmo de Oliveira Marques Dalmo Marques IFAM
  • Lais Cássia Monteiro de Souza Barreto IFAM
  • Elizalane Moura de Araújo Marques IFAM

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11525

Palavras-chave:

Trilha interpretativa. Unidade de conservação. Sequência didática. Ecologia da Amazônia.

Resumo

A utilização de Trilhas Interpretativas (TI) em Unidades de Conservação (UC) tem sido utilizadas na educação básica e superior como alternativa viável para os conteudos ecológicos. O objetivo da pesquisa foi investigar o ensino e aprendizado de Ecologia da Amazônia (EA) por meio da utilização de TI em UC, valorizando seu(s) ponto(s) de atratividade(s) e o contato do aluno com a (o) flora, solo e recurso hídrico. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa e utilizou uma sequência didática composta por roteiros e fichas de campo como instrumentos norteadores e questionários com mecanismo de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram 15 (quinze) alunos pertencentes ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). As TI em UC demonstraram ser eficientes espaços pedagógicos para o processo de ensino e aprendizagem de EA. Os alunos conseguiram compreender os conteúdos ecológicos, impossíveis de ocorrer em uma aula formal em sala de aula, pois as vivencias em cada TI foram cientificamente enriquecedoras, despertando valor moral, consciência crítica e percepção individual frente aos vários desafios que o Bioma Amazônia enfrenta para manter sua biodiversidade inalterada. O produto educacional elaborado contribuiu para um novo olhar a ser concebido para as UC em termos de utilização, colaborando para a instrumentalização de outros espaços com potencial para o ensino, bem como para o desenvolvimento de aulas mais participativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean Dalmo de Oliveira Marques Dalmo Marques, IFAM

    Doutor em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Professor do Departamento Acadêmico de Química, Ambiente e Alimentos - DQA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico - PPGET do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Brasil.

  • Lais Cássia Monteiro de Souza Barreto, IFAM

    Mestre em Ensino Tecnológico pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico - PPGET. Professora da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC - Amazonas, Brasil.

  • Elizalane Moura de Araújo Marques, IFAM

    Mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora do Departamento Química, Ambiente e Alimentos – DQA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-04-22

Como Citar

TRILHAS INTERPRETATIVAS EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO:ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11525. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11525. Acesso em: 16 out. 2025.