QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE O USO MEDICINAL DA CANNABIS SATIVA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SEGUNDO A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA,

Authors

  • Dezyrê Mendes Peixoto Universidade Federal de Goiás, Colégio Delta (Goiânia)
  • Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11617

Keywords:

Cannabis sativa, questão sociocientífica, pedagogia histórico-crítica

Abstract

Este trabalho aborda a questão sociocientífica (QSC) sobre o uso medicinal da Cannabis sativa e tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta didática elaborada segundo a pedagogia histórico-critica (PHC), para ser implementada no Ensino Médio. Fundamentada no materialismo histórico, esta pedagogia também forneceu os instrumentos, técnicas e procedimentos de elaboração e análise dos dados. As aproximações e semelhanças que existem entre as QSC e a PHC foram discutidas a partir da análise da proposta. Os resultados demonstraram a importância da educação em ciências que inova ao discutir assuntos científicos controversos que estão presentes na sociedade, considerando aspectos históricos, culturais, econômicos, políticos, científicos, religiosos, entre outros. Incentivar a participação dos estudantes é fundamental no desenvolvimento da argumentação e autonomia.

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Author Biographies

  • Dezyrê Mendes Peixoto, Universidade Federal de Goiás, Colégio Delta (Goiânia)

    Graduada em Ciências Biológicas - modalidade Licenciatura - pela Universidade Federal de Goiás (2014/2). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2018), ex-Bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-2014) e professora de Ciências e Biologia na Educação Básica.

  • Cinthia Leticia de Carvalho Roversi Genovese, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás, Brasil.

Published

2021-05-31

How to Cite

QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE O USO MEDICINAL DA CANNABIS SATIVA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SEGUNDO A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA,. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 2, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i2.11617. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11617. Acesso em: 16 oct. 2025.