QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE O USO MEDICINAL DA CANNABIS SATIVA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SEGUNDO A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA,
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i2.11617Keywords:
Cannabis sativa, questão sociocientífica, pedagogia histórico-críticaAbstract
Este trabalho aborda a questão sociocientífica (QSC) sobre o uso medicinal da Cannabis sativa e tem como objetivo apresentar e discutir uma proposta didática elaborada segundo a pedagogia histórico-critica (PHC), para ser implementada no Ensino Médio. Fundamentada no materialismo histórico, esta pedagogia também forneceu os instrumentos, técnicas e procedimentos de elaboração e análise dos dados. As aproximações e semelhanças que existem entre as QSC e a PHC foram discutidas a partir da análise da proposta. Os resultados demonstraram a importância da educação em ciências que inova ao discutir assuntos científicos controversos que estão presentes na sociedade, considerando aspectos históricos, culturais, econômicos, políticos, científicos, religiosos, entre outros. Incentivar a participação dos estudantes é fundamental no desenvolvimento da argumentação e autonomia.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR