ELEMENTOS DO TRABALHO DOCENTE MATERIALIZADOS NAS NARRATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12684

Palavras-chave:

Formação de professores. Profissão de professor. Exercício docente.

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa, a qual buscou reconhecer e compreender os elementos do trabalho docente expressos em narrativas na forma de memoriais descritivos e entrevistas. Os sujeitos da pesquisa são 20 professores de Ciências e Matemática, os quais participam do Programa de Extensão “Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática” desenvolvido, desde 2010, em uma universidade pública localizada no interior do Rio Grande do Sul. As narrativas foram analisadas utilizando os procedimentos da Análise de Conteúdo. No movimento analítico foram estabelecidas duas categorias a priori, a saber: 1) Condições do exercício da profissão e 2) Formação continuada como elemento do trabalho docente. Os resultados assinalam que os elementos do trabalho docente, reconhecidos a partir das narrativas, estão atrelados às condições de trabalho do professor, expressos nas narrativas no que diz respeito às condições de trabalho e revelam possibilidades aos profissionais da educação para encarar a escola como um espaço de trabalho, de formação e de realização profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Marques Dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo
    Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e Professor de Matemática na Educação Básica de Ensino.
  • Sandra Maria Wirzbicki, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Doutora em Educação nas Ciências, Professora do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

  • Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Downloads

Publicado

2023-01-08

Como Citar

ELEMENTOS DO TRABALHO DOCENTE MATERIALIZADOS NAS NARRATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.12684. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12684. Acesso em: 16 out. 2025.