A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE BOTNICA: PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12697Keywords:
Ensino, Diversidade vegetal, BiodiversidadeAbstract
Esta pesquisa tem como objetivo investigar as dificuldades encontradas pelos professores de Biologia de vinte e seis Escolas Públicas, localizadas nos seis distritos da cidade de Fortaleza, Ceará. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, usando questionário qualitativo e quantitativo. As dificuldades enfrentadas no ensino estão entre realizar a aula de campo, o desinteresse do aluno e a terminologia. Porém, os termos específicos não necessariamente estão relacionados com o desinteresse pela área, já que Zoologia mesmo sendo considerada com termos mais difíceis ainda é a disciplina de maior interesse. A grande maioria (42,31%) apresenta interesse mediano pela Biologia Vegetal mesmo percebendo que é um conteúdo de grande importância. Quanto ao ensino, consideram menos importante para os alunos (29,17%) por motivos como “não serem muito cobrados em avaliações e serem menos interessantes, podendo assim ser refletido na aprendizagem dos alunos”. Dentre os assuntos que mais despertam interesse dos professores é Angiospermas, isso pode ser explicado pelo livro didático que é organizado de forma a privilegiar esse assunto. Em contrapartida, a morfologia vegetal é considerada mais difícil de lecionar, por ser muito aprofundada e os alunos tendem a ter dificuldades em aprender os conceitos necessários. Apesar das diversas dificuldades na educação básica como falta de infraestrutura da instituição de ensino e desinteresse dos alunos, a determinação e motivação dos professores na ação pedagógica é significativa para o processo educacional.
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