A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE BOTNICA: PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12697

Keywords:

Ensino, Diversidade vegetal, Biodiversidade

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo investigar as dificuldades encontradas pelos professores de Biologia de vinte e seis Escolas Públicas, localizadas nos seis distritos da cidade de Fortaleza, Ceará. Os dados foram obtidos por meio de entrevista, usando questionário qualitativo e quantitativo. As dificuldades enfrentadas no ensino estão entre realizar a aula de campo, o desinteresse do aluno e a terminologia. Porém, os termos específicos não necessariamente estão relacionados com o desinteresse pela área, já que Zoologia mesmo sendo considerada com termos mais difíceis ainda é a disciplina de maior interesse. A grande maioria (42,31%) apresenta interesse mediano pela Biologia Vegetal mesmo percebendo que é um conteúdo de grande importância. Quanto ao ensino, consideram menos importante para os alunos (29,17%) por motivos como “não serem muito cobrados em avaliações e serem menos interessantes, podendo assim ser refletido na aprendizagem dos alunos”. Dentre os assuntos que mais despertam interesse dos professores é Angiospermas, isso pode ser explicado pelo livro didático que é organizado de forma a privilegiar esse assunto. Em contrapartida, a morfologia vegetal é considerada mais difícil de lecionar, por ser muito aprofundada e os alunos tendem a ter dificuldades em aprender os conceitos necessários. Apesar das diversas dificuldades na educação básica como falta de infraestrutura da instituição de ensino e desinteresse dos alunos, a determinação e motivação dos professores na ação pedagógica é significativa para o processo educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Andrieli Lima da Silva, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2017). Atualmente aluna de Mestrado do Programa de Pós-graduação de Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Anatomia Vegetal e Ensino de Botânica.

  • Viviane de Oliveira Thomaz Lemos, Universidade Estatual do Ceará

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Recursos Naturais (MARENA) pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Anatomia Vegetal, Ecologia, Botânica e Ensino de Botânica.

  • Bruno Edson-Chaves, Universidade Estatual do Ceará

    Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura - 2008; e Bacharelado - 2010) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB) - 2012; atualmente cursa doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo programa de pós-graduação em Botânica da Universidade de São Paulo - USP. É professor de Botânica (Assistente Nível D) pela Universidade Estadual do Ceará na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - FECLI, Campus Humberto Teixeira; atuando ainda como tutor/ formador presencial de Botânica pelo curso de Ciências Biológicas UECE/UAB, na modalidade à distância. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal de Poales/Poaceae, atuando em três principais linhas de pesquisa: 1) Anatomia aplicada a taxonomia, 2) anatomia ecológica, 3) ontogenia de estruturas foliares. Atua ainda na área de ensino de biologia, em particular, ensino de botânica, com foco em estratégias didáticas para o ensino de botânica.

  • Roselita Maria de Souza Mendes, Universidade Estatual do Ceará

    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1991) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2003). Professora Associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: composição florística, banco de sementes, germinação, sistemática vegetal e ensino de botânica. Coordenadora do Laboratório de Botânica/CCS/UECE. Membro da Comissão Coordenadora de Concurso Docente (CCCD) da UECE. Coordenadora de Tutoria do curso de Licenciatura a distância em Ciências Biológicas UECE/UAB-MEC do Centro de Ciências da Saúde. 

Published

2023-01-06

How to Cite

A PROBLEMÁTICA DO ENSINO DE BOTNICA: PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.12697. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12697. Acesso em: 16 oct. 2025.