A ÁGUA NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12729

Keywords:

representação social, teoria do núcleo central, ensino de ciências, água

Abstract

A Água é um recurso natural necessário à sobrevivência. Essa afirmação expressa o compromisso e dever social quanto à sua utilização e preservação. A Água como temática investigativa é um objeto amplamente estudado em todos os níveis de ensino, a partir de estudos escolares, projetos interdisciplinares e pesquisas educativas. É nesse sentido que esta pesquisa tem por objetivo compreender a Representação Social da Água de 75 alunos do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo, apresentando parte dos resultados de uma tese de doutoramento. O grupo investigado respondeu a um questionário de associação livre de palavras ao termo indutor Água, com justificativas para os 437 termos evocados. As respostas foram submetidas aos softwares Evocation 2005, identificando-se a saliência dos termos pela análise do Quadrante de Vergès e, IRaMuTeQ, salientando a conectividade dos termos através da Árvore de Similitude Máxima. Os resultados encontrados mostram que os termos mais expressivos foram Tomar banho, Beber água, Economia e Desperdício, compondo o Núcleo Central desta Representação Social e ressaltando a importância da água no cotidiano dos sujeitos pesquisados. A abordagem teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, e complementada pela Teoria do Núcleo Central, oportuniza aos professores e demais estudiosos da realidade escolar a compreensão e obtenção de informações sobre contextos em que a aprendizagem escolar acontece de tal forma que a prática educativa seja uma ação mobilizadora do conhecimento de modo significativo para os estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • MICHELE MARCELO SILVA BORTOLAI, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (modalidade Química) pelo PIEC/USP - Programa de Pós Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo, com trabalhos de pesquisa intitulados "Percepções escolares sobre água na perspectiva da Teoria das Representações Sociais" e "PROQUIM em ação: ressignificando o conceito de transformação no Ensino Médio"; Especialista em Química, pela Universidade Oswaldo Cruz; Licenciada em Pedagogia - Administração e Supervisão Escolar, pela Universidade de Guarulhos; Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Membro dos grupos de pesquisa LiEQui - Linguagens no Ensino de Química e RESSONAR - Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Argumentação em Educação Científica. Em ambos os grupos têm seus estudos voltados à formação de professores e processos de ensino e aprendizagem em Química. Possui experiência como coordenadora pedagógica e como professora em escolas de Educação Básica.. Vice-coordenadora e professora orientado do curso de Pós-Graduação Ciência é 10! (2020-2021). Atualmente é professora Adjunta de Ensino de Química da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores (CFP), Amargosa, Bahia.

     

     

  • DAISY DE BRITO REZENDE, Universidade de São Paulo

    Licenciada e Bacharel em Química (USP), Mestre e Doutora em Química Orgânica (USP). É coordenadora do grupo de pesquisa LiEQui (Linguagem no Ensino de Química). É professora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo no Departamento de Química Fundamental. Mais recentemente, tem-se voltado a pesquisa em Ensino de Quimica, sendo orientadora do PIEC/USP.

Published

2023-01-08

How to Cite

A ÁGUA NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.12729. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12729. Acesso em: 16 oct. 2025.