A ÁGUA NO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12729Keywords:
representação social, teoria do núcleo central, ensino de ciências, águaAbstract
A Água é um recurso natural necessário à sobrevivência. Essa afirmação expressa o compromisso e dever social quanto à sua utilização e preservação. A Água como temática investigativa é um objeto amplamente estudado em todos os níveis de ensino, a partir de estudos escolares, projetos interdisciplinares e pesquisas educativas. É nesse sentido que esta pesquisa tem por objetivo compreender a Representação Social da Água de 75 alunos do 5o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo, apresentando parte dos resultados de uma tese de doutoramento. O grupo investigado respondeu a um questionário de associação livre de palavras ao termo indutor Água, com justificativas para os 437 termos evocados. As respostas foram submetidas aos softwares Evocation 2005, identificando-se a saliência dos termos pela análise do Quadrante de Vergès e, IRaMuTeQ, salientando a conectividade dos termos através da Árvore de Similitude Máxima. Os resultados encontrados mostram que os termos mais expressivos foram Tomar banho, Beber água, Economia e Desperdício, compondo o Núcleo Central desta Representação Social e ressaltando a importância da água no cotidiano dos sujeitos pesquisados. A abordagem teórico-metodológica da Teoria das Representações Sociais, e complementada pela Teoria do Núcleo Central, oportuniza aos professores e demais estudiosos da realidade escolar a compreensão e obtenção de informações sobre contextos em que a aprendizagem escolar acontece de tal forma que a prática educativa seja uma ação mobilizadora do conhecimento de modo significativo para os estudantes.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR