INTEGRANDO TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM AULAS DE CIÊNCIAS COM AQUISIÇÃO DE DADOS EM TEMPO REAL

Authors

  • Reinaldo Silva Guimarães Universidade Federal do Pampa
  • Paulo Henrique Guadagnini Universidade Federal do Pampa
  • Vania Elisabeth Barlette Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-3501-6710

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12731

Keywords:

Sistema de medição de alcance, Plataforma Arduino, Cinemática, Tecnologias no ensino de ciências, Integração teoria e experimento no ensino de ciências

Abstract

Este trabalho apresenta um estudo com alunos do 9º ano do ensino fundamental em aulas de ciências com apoio de um sistema de medição de distância usando a plataforma Arduino e um sensor ultrassônico. São descritos os detalhes da construção do equipamento e do programa computacional para a plataforma Arduino. O uso deste sistema integrado com aulas de ciências é apresentado e discutido para o ensino de cinemática introdutória. Foi realizada análise quantitativa da aprendizagem através de estatística descritiva e testes de hipóteses, utilizado como instrumento um questionário construído e validado pelos autores. O principal resultado do estudo foi contribuir para melhorar o desempenho da maioria dos alunos na compreensão de representações de conhecimento em cinemática, indicando que a abordagem didática de integrar teoria e experimento mediados por tecnologias digitais pode ser interessante para a melhoria das aulas de ciências no nível fundamental de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Vania Elisabeth Barlette, Universidade Federal do Pampa

    Associate Professor at Federal University of Pampa, Rio Grande do Sul, Brazil. Doctoral degree in Physics from the Federal University of São Carlos, São Paulo, Brazil. She completed postdoctoral training at the Chemistry Institute of the State University of Campinas, São Paulo, Brazil. Master's degree in Physics from the Federal University of Pernambuco, Recife, Brazil. Undergraduate degree in Physics from the Federal University of Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brazil. She has experience in thermodynamics and statistical physics, electronic structure calculations, Monte Carlo simulation applied to physical chemistry systems and science teaching. She is also interested in studies on epistemology and the history of science.

Published

2022-07-27

How to Cite

INTEGRANDO TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM AULAS DE CIÊNCIAS COM AQUISIÇÃO DE DADOS EM TEMPO REAL. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.12731. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12731. Acesso em: 16 oct. 2025.