INTEGRANDO TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL EM AULAS DE CIÊNCIAS COM AQUISIÇÃO DE DADOS EM TEMPO REAL
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12731Keywords:
Sistema de medição de alcance, Plataforma Arduino, Cinemática, Tecnologias no ensino de ciências, Integração teoria e experimento no ensino de ciênciasAbstract
Este trabalho apresenta um estudo com alunos do 9º ano do ensino fundamental em aulas de ciências com apoio de um sistema de medição de distância usando a plataforma Arduino e um sensor ultrassônico. São descritos os detalhes da construção do equipamento e do programa computacional para a plataforma Arduino. O uso deste sistema integrado com aulas de ciências é apresentado e discutido para o ensino de cinemática introdutória. Foi realizada análise quantitativa da aprendizagem através de estatística descritiva e testes de hipóteses, utilizado como instrumento um questionário construído e validado pelos autores. O principal resultado do estudo foi contribuir para melhorar o desempenho da maioria dos alunos na compreensão de representações de conhecimento em cinemática, indicando que a abordagem didática de integrar teoria e experimento mediados por tecnologias digitais pode ser interessante para a melhoria das aulas de ciências no nível fundamental de ensino.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR