CRENÇAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA SOBRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA APRENDER

Authors

  • José Francisco Custódio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Sales Lisboa de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruno dos Santos Simões Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12734

Keywords:

Crenças de professores; Motivação; Motivação em sala de aula; Crenças sobre a motivação dos estudantes; Formação de professores

Abstract

Investigações de crenças de professores sobre a motivação são relativamente recentes na literatura sobre motivação para aprender. Neste estudo, analisamos as crenças de professores de Ciências da Natureza e Matemática sobre o tema, já que são apenas tangenciadas na literatura. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 professores do Ensino Médio, das disciplinas de Física, de Matemática, de Química e de Biologia. Os dados produzidos foram processados com auxílio da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram, principalmente, evidências de que os professores: possuem crenças sobre o que é motivação que divergem das teorias presentes na literatura especializada atual; acreditam que sua capacidade de motivar é amplamente apoiada na boa relação que conseguem estabelecer com os alunos; acreditam que podem criar no início da instrução um pico motivacional que irá abastecer o aluno permanentemente, independentemente de qualquer outro fator que possa mitigar a motivação no tempo didático destinado a ministração de determinado conteúdo; acreditam que a origem das suas crenças são atreladas a experiência como profissional docente, experiência passada como alunos e experiências pessoais não ligadas à carreira docente. Implicações para formação de professores são sinalizadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-01-06

How to Cite

CRENÇAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA SOBRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA APRENDER. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.12734. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12734. Acesso em: 16 oct. 2025.