CRENÇAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA SOBRE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS PARA APRENDER
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12734Keywords:
Crenças de professores; Motivação; Motivação em sala de aula; Crenças sobre a motivação dos estudantes; Formação de professoresAbstract
Investigações de crenças de professores sobre a motivação são relativamente recentes na literatura sobre motivação para aprender. Neste estudo, analisamos as crenças de professores de Ciências da Natureza e Matemática sobre o tema, já que são apenas tangenciadas na literatura. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 professores do Ensino Médio, das disciplinas de Física, de Matemática, de Química e de Biologia. Os dados produzidos foram processados com auxílio da Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram, principalmente, evidências de que os professores: possuem crenças sobre o que é motivação que divergem das teorias presentes na literatura especializada atual; acreditam que sua capacidade de motivar é amplamente apoiada na boa relação que conseguem estabelecer com os alunos; acreditam que podem criar no início da instrução um pico motivacional que irá abastecer o aluno permanentemente, independentemente de qualquer outro fator que possa mitigar a motivação no tempo didático destinado a ministração de determinado conteúdo; acreditam que a origem das suas crenças são atreladas a experiência como profissional docente, experiência passada como alunos e experiências pessoais não ligadas à carreira docente. Implicações para formação de professores são sinalizadas.
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