OS MACROINVERTEBRADOS AQUÁTICOS VÃO ÀS ESCOLAS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12757Palavras-chave:
Ensino de ciências e biologia, zoologia, artrópodes, educação ambientalResumo
O desconhecimento por parte da população em relação ao meio ambiente, apesar de muitos esforços coletivos, ainda se constitui um aspecto a ser muito trabalhado. Assim, este trabalho buscou aproximar os estudantes em relação à biodiversidade dos ecossistemas aquáticos que os cercam, de modo a refletir sobre a realidade no qual estão inseridos e contribuir para o desenvolvimento de uma consciência crítica quanto à problemática ambiental. Para tanto, utilizou-se os macroinvertebrados aquáticos como ferramenta de ensino, sob diversas abordagens de biologia, ecologia e educação ambiental. Os macroinvertebrados foram coletados em afluentes do rio (xxxxxx), XX e posteriormente identificados e organizados em uma coleção didática. Esta coleção percorreu diferentes escolas de nível fundamental, onde foram realizadas ações educacionais sobre os organismos por meio de slides, figuras e uma cartilha. Ao final das ações foi possível averiguar, com base no discurso dos educandos bem como na participação durante as atividades, uma mudança na percepção em relação aos ambientes aquáticos e os macroinvertebrados. Após esse contato, os estudantes demonstraram estar sensibilizados quanto aos impactos nos ecossistemas aquáticos e consequentemente, aos organismos que deles dependem.
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