A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INVESTIGATIVOS DE MATEMÁTICA E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ESCOLA BÁSICA: UM PROCESSO COMPLEXO DE ABSTRAÇÃO SEGUNDO A TEORIA DE PIAGET

Autores

  • Aline Silva De Bona IFRS - Campus Osório

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.12831

Palavras-chave:

processo de ensino, aprendizagem, algoritmo, argumento da resolução, contextualização, autonomia, programação, matemática, BNCC, ensino remoto

Resumo

O trabalho é uma pesquisa que articula a conceituação da abstração do processo de aprendizagem ao resolver um problema investigativo de matemática a um dos pilares do pensamento computacional, segundo a Teoria de Piaget, que objetiva caracterizar e delinear estas conceituações. A metodologia é teórica, exploratória e de verificação com estudantes e professores de escolas públicas do Litoral Norte Gaúcho/RS, em 2020, de forma remota. Um resultado importante aos professores é compreender o que é abstração para a Educação e para a Computação, outro é o encantamento dos estudantes em articular as etapas da resolução de um problema com a criação de um algoritmo com atividades desplugadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2021-08-18

Como Citar

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INVESTIGATIVOS DE MATEMÁTICA E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA ESCOLA BÁSICA: UM PROCESSO COMPLEXO DE ABSTRAÇÃO SEGUNDO A TEORIA DE PIAGET. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.12831. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12831. Acesso em: 16 out. 2025.