O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno: um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12906

Keywords:

História e Filosofia da Ciência, Física Moderna e Contemporânea, Relatividade, Argumentação Científica

Abstract

Apresentamos uma proposta de investigação e intervenções no campo temático da História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulada a um tema de Física Moderna e Contemporânea (FMC) tendo como público alvo estudantes da Escola Básica e seus professores em atividade, que será desenvolvida no curso de doutorado de um Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. São dois os objetivos principais da proposta:  contribuir para uma educação científica que valorize e integre aspectos da História e Filosofia da Ciência (HFC) no processo de ensino-aprendizagem de conceitos e princípios de Relatividade, buscando problematizar visões ingênuas sobre a natureza da ciência; e construir uma sinergia entre Universidade e escola, focalizando a escuta e a compreensão da identidade do estudante enquanto sujeito da escolarização, a discussão, a divulgação e os usos da argumentação científica, na acepção de Stephen Toulmin (1922-2009).

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Author Biographies

  • Maria Derlandia de Araújo Januário, UFRGS

    Doutoranda em Ensino de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, UFRGS.             

  • Neusa Teresinha Massoni, UFRGS

    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, UFRGS.

Published

2021-09-01

How to Cite

O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno: um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i3.12906. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12906. Acesso em: 16 oct. 2025.