FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENREDOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12993Keywords:
Formação de professores, Licenciatura em Ciências Biológicas, Ensino de Ciências, Ensino de BiologiaAbstract
Cada vez mais a prática pedagógica vem ocupando constantes debates sob diferentes dimensões em torno da formação de professores de Ciências e Biologia no Brasil. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar os contextos, enfoques temáticos e as perspectivas da prática pedagógica na formação de professores de Ciências Biológicas, nos cursos de licenciatura, que transparecem nos trabalhos dos principais eventos no contexto brasileiro na área da Educação em Ciências e Biologia. Por meio da pesquisa qualitativa do tipo documental, investigou-se em dois grandes eventos da área no País, com a análise documental. Como resultados, emergiram dos trabalhos analisados indícios para três categorias gerais compostas de subcategorias: i) Contexto das Práticas Pedagógicas na Formação composta ii) Enfoque Temático das Práticas Pedagógicas na Formação e iii) Perspectivas das Prática Pedagógicas na Formação. Vislumbramos iniciativas na valorização e tomada crítica da prática pedagógica e que ainda persiste a necessidade de ampliá-la e discuti-la para atender seus cenários e complexidades.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR