FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENREDOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.12993

Keywords:

Formação de professores, Licenciatura em Ciências Biológicas, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia

Abstract

Cada vez mais a prática pedagógica vem ocupando constantes debates sob diferentes dimensões em torno da formação de professores de Ciências e Biologia no Brasil. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar os contextos, enfoques temáticos e as perspectivas da prática pedagógica na formação de professores de Ciências Biológicas, nos cursos de licenciatura, que transparecem nos trabalhos dos principais eventos no contexto brasileiro na área da Educação em Ciências e Biologia. Por meio da pesquisa qualitativa do tipo documental, investigou-se em dois grandes eventos da área no País, com a análise documental. Como resultados, emergiram dos trabalhos analisados indícios para três categorias gerais compostas de subcategorias: i) Contexto das Práticas Pedagógicas na Formação composta ii) Enfoque Temático das Práticas Pedagógicas na Formação e iii) Perspectivas das Prática Pedagógicas na Formação. Vislumbramos iniciativas na valorização e tomada crítica da prática pedagógica e que ainda persiste a necessidade de ampliá-la e discuti-la para atender seus cenários e complexidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Especialização em Interdisciplinaridade pela FACIPAL. Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico pela URI. Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal). Já atuou como professora da Educação Básica. Atualmente é professora de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo e docente do Programa de Programa de Pós-graduação no Ensino de Ciências (PPGEC), atuando na pesquisa, extensão e docência, principalmente nos temas: formação inicial e continuada de professores, cinema e o ensino de ciências/biologia, educação em saúde, práticas pedagógicas, história da ciência e concepções de ciência, Metodologias de ensino. Coordenou o PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências Biológicas, Residência Pedagógica/CAPES, Subprojeto Multidisciplinar 2018/2020 e atualmente coordena o Residência Pedagógica, Subprojeto Biologia, Física, Química. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM).

Published

2023-01-06

How to Cite

FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENREDOS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.12993. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12993. Acesso em: 16 oct. 2025.