APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.13056Keywords:
Formação de professores, Mapeamento, Metodologias de ensinoAbstract
Inserido em uma pesquisa na área de ensino de ciências e matemática, esse artigo objetiva apresentar revisão de literatura sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de ciências e matemática, no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental. A busca foi realizada para dar suporte à uma pesquisa que buscou investigar as contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de ciências e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A revisão de literatura foi realizada no primeiro semestre de 2021 no portal de periódicos CAPES e em repositórios institucionais de Programas de Pós-graduação (PPGs) da área de ensino de ciências e matemática. Discute-se nesse trabalho fundamentos e princípios da ABP destacando questões relacionadas ao ensino de ciências e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para dialogar com esse referencial analisou-se cerca de oito trabalhos científicos em que se destacou que o trabalho pedagógico apoiado em projetos é realizado de forma incipiente no ensino de ciências e matemática, sendo que conseguimos contar nos dedos quantas propostas de intervenções nos anos iniciais bem como de formação continuada com os professores foram desenvolvidas. Os poucos trabalhos encontrados demonstram o quanto é complexo para se fortalecer um currículo baseado em projetos bem como na própria gestão de sala de aula. Projetos é um termo bastante conhecido, mas pouco compreendido e implementado de fato, de acordo com seus princípios, principalmente no ensino de ciências e matemática
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