APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Authors

  • Alana Rodrigues Rigão Universidade Franciscana
  • Greice Scremin Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.13056

Keywords:

Formação de professores, Mapeamento, Metodologias de ensino

Abstract

Inserido em uma pesquisa na área de ensino de ciências e matemática, esse artigo objetiva apresentar revisão de literatura sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos no ensino de ciências e matemática, no âmbito dos anos iniciais do ensino fundamental. A busca foi realizada para dar suporte à uma pesquisa que buscou investigar as contribuições da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no ensino de ciências e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. A revisão de literatura foi realizada no primeiro semestre de 2021 no portal de periódicos CAPES e em repositórios institucionais de Programas de Pós-graduação (PPGs) da área de ensino de ciências e matemática. Discute-se nesse trabalho fundamentos e princípios da ABP destacando questões relacionadas ao ensino de ciências e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para dialogar com esse referencial analisou-se cerca de oito trabalhos científicos em que se destacou que o trabalho pedagógico apoiado em projetos é realizado de forma incipiente no ensino de ciências e matemática, sendo que conseguimos contar nos dedos quantas propostas de intervenções nos anos iniciais bem como de formação continuada com os professores foram desenvolvidas. Os poucos trabalhos encontrados demonstram o quanto é complexo para se fortalecer um currículo baseado em projetos bem como na própria gestão de sala de aula. Projetos é um termo bastante conhecido, mas pouco compreendido e implementado de fato, de acordo com seus princípios, principalmente no ensino de ciências e matemática

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-01-06

How to Cite

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.13056. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13056. Acesso em: 16 oct. 2025.