O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DEZ ANOS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA – CAPES 2009-2019

Autores

  • SIRLIANE COSTA VIANA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • FRANCE FRAIHA MARTINS
  • JOYCE MELO MESQUITA

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.13118

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. EJA. Teses. CAPES.

Resumo

Esta pesquisa centra-se em analisar as produções científicas sobre o Ensino de Ciências para Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma das principais plataformas digitais de divulgação e socialização de pesquisas brasileiras e de grande visibilidade acadêmica. A pesquisa explorou os dados publicados na plataforma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no período de 2009 a 2019. A CAPES é uma fontes de pesquisa que apresenta importantes representantes da produção científica em educação no Brasil, em especial, as pesquisas de pós-graduação. A pesquisa aponta um interesse pela contextualização de conteúdo específicos de química, física ou biologia, bem como com aspectos relacionados ao desenvolvimento da leitura em contextos interdisciplinares com essas áreas. Indicam também foco de interesse na utilização e benefícios das tecnologias digitais de informação e comunicação na sala de aula. Há uma preocupação considerada com a fala e as representações sociais e culturais do sujeito aluno nessas pesquisas. O levantamento das produções na plataforma da CAPES ratifica a necessidade e relevância de se continuar a desenvolver mais pesquisas que explorem sobre o Ensino de Ciências na EJA.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-01-06

Como Citar

O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM DEZ ANOS DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA – CAPES 2009-2019. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.13118. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13118. Acesso em: 16 out. 2025.