STORYTELLING E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DURANTE A CONDUÇÃO DE AULAS REMOTAS SÍNCRONAS EM UM CURSO DE BIOMEDICINA – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Authors

  • Cássia Regina da Silva Neves Custódio UNICID
  • Maria Aparecida Fagundes UNICID

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.13213

Keywords:

Educação

Abstract

Com a crise gerada pela pandemia, o ensino remoto se tornou uma alternativa para a continuidade das atividades escolares diante da necessidade de distanciamento social. Embora questionadas, as aulas remotas apresentam vantagens pois podem ser ministradas de forma síncrona com a possibilidade da gravação e acesso posterior ao conteúdo além da exploração do uso de outras TDICs como compartilhamento de imagens, vídeos e entre outros. Visando dinamizar as atividades do ensino remoto, foi proposta uma atividade baseada em narrativas (storytelling) e TDICs para a condução dos conteúdos de uma disciplina de um curso superior da área da saúde A atividade proposta pela docente consistiu no uso da narrativa dialogada durante as aulas síncronas e o uso de imagens animadas como estratégia de ensino com a perspectiva de valorizar diferentes situações clínicas simples. Os resultados apresentados baseiam-se nos relatos e experiencias dos discentes durante e após a realização da atividade. Entre os principais relatos, destacaram- se: que o uso de storytelling e de imagens tornou o assunto mais interessante. Observou-se também que os alunos recordaram os temas abordados nestas narrativas com maior facilidade, uma vez que enredos trouxeram situações dinâmicas bem contextualizadas que permitiram maior interação entre docente e alunos além de facilitar a compreensão dos conteúdos apresentados na disciplina.

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Published

2022-02-23

How to Cite

STORYTELLING E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DURANTE A CONDUÇÃO DE AULAS REMOTAS SÍNCRONAS EM UM CURSO DE BIOMEDICINA – RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. especial, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5iespecial.13213. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13213. Acesso em: 16 oct. 2025.