STORYTELLING E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DURANTE A CONDUÇÃO DE AULAS REMOTAS SÍNCRONAS EM UM CURSO DE BIOMEDICINA – RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5iespecial.13213Keywords:
EducaçãoAbstract
Com a crise gerada pela pandemia, o ensino remoto se tornou uma alternativa para a continuidade das atividades escolares diante da necessidade de distanciamento social. Embora questionadas, as aulas remotas apresentam vantagens pois podem ser ministradas de forma síncrona com a possibilidade da gravação e acesso posterior ao conteúdo além da exploração do uso de outras TDICs como compartilhamento de imagens, vídeos e entre outros. Visando dinamizar as atividades do ensino remoto, foi proposta uma atividade baseada em narrativas (storytelling) e TDICs para a condução dos conteúdos de uma disciplina de um curso superior da área da saúde A atividade proposta pela docente consistiu no uso da narrativa dialogada durante as aulas síncronas e o uso de imagens animadas como estratégia de ensino com a perspectiva de valorizar diferentes situações clínicas simples. Os resultados apresentados baseiam-se nos relatos e experiencias dos discentes durante e após a realização da atividade. Entre os principais relatos, destacaram- se: que o uso de storytelling e de imagens tornou o assunto mais interessante. Observou-se também que os alunos recordaram os temas abordados nestas narrativas com maior facilidade, uma vez que enredos trouxeram situações dinâmicas bem contextualizadas que permitiram maior interação entre docente e alunos além de facilitar a compreensão dos conteúdos apresentados na disciplina.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR