O PERFIL MOTIVACIONAL DE PROFESSORES E A QUALIDADE MOTIVACIONAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13395Keywords:
Teoria da Autodeterminação; Ensino de Física; Atitude do professor; Motivação.Abstract
Apresentamos uma pesquisa cujo objetivo central foi analisar a relação existente entre o perfil motivacional
docente e a qualidade motivacional em alunos de física do ensino médio. Para sustentação de nossas
análises e conclusões, partimos do referencial da Teoria da Autodeterminação e de discussões que
relacionam esse referencial com a motivação para aprender. Para perseguir o objetivo, a metodologia
comporta uma abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados mediante as seguintes etapas: (1)
entrevista semiestruturada com os professores acerca do perfil de aula motivacional; (2) aplicação da
EMADF – Escala de Motivação: Atividades Didáticas de Física que foi realizada por meio do Google Forms,
obtendo 119 respostas; e, por último, (3) entrevista semiestruturada com 11 alunos, por meio de um roteiro
composto por 15 perguntas. Os dados foram tratados com auxílio do software IRAMUTEQ e análise de
conteúdo. Como resultados: a) identificamos o perfil motivacional dos professores, b) observamos o real
perfil motivacional dos discentes e como se dá a interação professor-aluno e aluno-aluno; c)
compreendemos em termos motivacionais como os alunos se comportam frente às atividades sugeridas
para a disciplina de Física e d) extraímos categorias que indicam os níveis de satisfação das necessidades
psicológicas básicas (autonomia, pertencimento e competência) nos alunos
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Copyright (c) 2023 Francisco Antonio de Sousa, Marcelo Nunes Coelho

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