ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA EXPLORANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM À LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.13502Keywords:
Educação Financeira. Educação Matemática Crítica. Novo Ensino Médio. Ambientes de AprendizagemAbstract
Este artigo tem por objetivo analisar uma sequência didática para o estudo da Educação Financeira sob a ótica da Educação Matemática Crítica investigando ambientes de aprendizagem, segundo Skovsmose. A escolha do tema justifica-se em função da observação com relação a indecisão dos estudantes referente às questões de consumo, planejamento e orçamento financeiros. Constitui-se em uma pesquisa qualitativa com estudo teórico propositivo de uma sequência didática que poderá ser aplicada no Novo Ensino Médio. Realiza-se uma análise das potencialidades das atividades propostas, do ponto de vista da Educação Matemática Crítica, por meio de categorias de análise, segundo Bardin, definidas à priori. Com o desenvolvimento dessa proposta de sequência didática, a expectativa é de que os estudantes investiguem, testem, simulem, resolvam os problemas propostos movendo-se por diferentes ambientes de aprendizagem, ampliando as possibilidades de uma formação completa no desenvolvimento dos conteúdos, além da atuação em processos de ação e reflexão, usando-se dos conhecimentos matemáticos estudados. Almeja-se que esta abordagem possa interferir de forma crítica e responsável em ações que sejam exigidas a tomada de decisão referente a questões financeiras do cotidiano dos estudantes e também de seus familiares.
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