UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE GENERALIZAÇÃO EM PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13740Keywords:
Formação de professores, matemática, Generalização, Pensamento algébrico, Teoria Histórico-CulturalAbstract
Nesta investigação, de natureza bibliográfica do tipo revisão integrativa, apresentamos algumas reflexões teóricas sobre o processo de generalização como elemento essencial para a formação de conceitos e o desenvolvimento do pensamento. O objetivo consiste em analisar como o processo de generalização é contemplado em pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática à luz da Teoria Histórico-Cultural. Os dados foram obtidos por meio do mapeamento de artigos científicos publicados na plataforma Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A análise foi sustentada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados indicam que generalização é um processo essencial para o desenvolvimento do pensamento, porém ainda são escassos os elementos teórico-metodológicos que possibilitem sua concretização no processo de formação de conceitos matemáticos.
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