UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE GENERALIZAÇÃO EM PESQUISAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13740Keywords:
Formação de professores, matemática, Generalização, Pensamento algébrico, Teoria Histórico-CulturalAbstract
Nesta investigação, de natureza bibliográfica do tipo revisão integrativa, apresentamos algumas reflexões teóricas sobre o processo de generalização como elemento essencial para a formação de conceitos e o desenvolvimento do pensamento. O objetivo consiste em analisar como o processo de generalização é contemplado em pesquisas sobre formação de professores que ensinam Matemática à luz da Teoria Histórico-Cultural. Os dados foram obtidos por meio do mapeamento de artigos científicos publicados na plataforma Scientific Eletronic Library Online (SciELO). A análise foi sustentada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados indicam que generalização é um processo essencial para o desenvolvimento do pensamento, porém ainda são escassos os elementos teórico-metodológicos que possibilitem sua concretização no processo de formação de conceitos matemáticos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Ediséia Suethe Faust Hobold, Josélia Euzébio da Rosa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR