O LÓGICO-HISTÓRICO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DA APRENDIZAGEM ACERCA DO CONCEITO DE FUNÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13793Palavras-chave:
Movimento Lógico-Histórico, Formação de Professores de Matemática, Conceito de Função, Situação Desencadeadora da aprendizagem, História VirtualResumo
O artigo apresenta-se na temática da formação inicial de professores de matemática na perspectiva de organizar um ensino capaz de superar a racionalidade técnica por meio do movimento lógico-histórico dos conceitos. Nessa perspectiva, apresenta-se como questão de pesquisa: quais os indícios elucidados por um coletivo de professores de Matemática em formação acerca da apropriação do conceito de função, a partir do desenvolvimento de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA)abalizada no movimento lógico-histórico? Conexo à questão, tem-se o objetivo de: investigar os indícios dados por um coletivo de professores de Matemática em formação acerca da apropriação do conceito de função, a qual está alicerçada numa proposta de organização do ensino e aprendizagem desse conceito, firmada a partir do desenvolvimento de uma situação desencadeadora de aprendizagem fundamentada no movimento lógico-histórico. A metodologia de pesquisa se desenvolve por meio de um experimento formativo que teve como foco o desenvolvimento de uma SDA que foi planejada durante a disciplina: Organização do ensino dos conceitos matemáticos a partir dos pressupostos da teoria histórico cultural. A referida disciplina fazia parte da matriz curricular de uma Especialização Lato Sensu sediada na mesma Instituição de Ensino Superior onde se encontrava a turma de Pré-Cálculo da licenciatura em Matemática, que teve seus trinta alunos como sujeitos de pesquisa durante o desenvolvimento da SDA. Uma das tarefas propostas nessa disciplina era que os grupos de alunos elaborassem uma SDA que abordasse um conceito matemático. Um dos grupos organizou uma SDA no formato de uma história virtual denominada ‘O Código de Turake’, sendo que a mesma abordava o conceito de função. Todo o desenvolvimento da SDA foi registrado de forma audiovisual e, posteriormente, serviu para montarmos nossa estrutura de análise que foi composta de unidade, cenas e flashes. A análise dos dados dá indícios de que a organização do ensino de conceitos matemáticos que valoriza o movimento lógico-histórico pode aportar-se teórico-metodologicamente na propositura de SDAs, as quais possuam em seu seio a essência do conceito. Também mostra sinais de que os sujeitos admitem a lógica do conceito em unidade com a produção histórico-humana desse conhecimento, onde a unidade lógico-histórica possibilitou compreender o processo de construção do conceito de função a partir de sua estrutura interna.
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