O LÓGICO-HISTÓRICO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DA APRENDIZAGEM ACERCA DO CONCEITO DE FUNÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13793

Palavras-chave:

Movimento Lógico-Histórico, Formação de Professores de Matemática, Conceito de Função, Situação Desencadeadora da aprendizagem, História Virtual

Resumo

O artigo apresenta-se na temática da formação inicial de professores de matemática na perspectiva de organizar um ensino capaz de superar a racionalidade técnica por meio do movimento lógico-histórico dos conceitos. Nessa perspectiva, apresenta-se como questão de pesquisa: quais os indícios elucidados por um coletivo de professores de Matemática em formação acerca da apropriação do conceito de função, a partir do desenvolvimento de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA)abalizada no movimento lógico-histórico? Conexo à questão, tem-se o objetivo de: investigar os indícios dados por um coletivo de professores de Matemática em formação acerca da apropriação do conceito de função, a qual está alicerçada numa proposta de organização do ensino e aprendizagem desse conceito, firmada a partir do desenvolvimento de uma situação desencadeadora de aprendizagem fundamentada no movimento lógico-histórico. A metodologia de pesquisa se desenvolve por meio de um experimento formativo que teve como foco o desenvolvimento de uma SDA que foi planejada durante a disciplina: Organização do ensino dos conceitos matemáticos a partir dos pressupostos da teoria histórico cultural. A referida disciplina fazia parte da matriz curricular de uma Especialização Lato Sensu sediada na mesma Instituição de Ensino Superior onde se encontrava a turma de Pré-Cálculo da licenciatura em Matemática, que teve seus trinta alunos como sujeitos de pesquisa durante o desenvolvimento da SDA. Uma das tarefas propostas nessa disciplina era que os grupos de alunos elaborassem uma SDA que abordasse um conceito matemático. Um dos grupos organizou uma SDA no formato de uma história virtual denominada ‘O Código de Turake’, sendo que a mesma abordava o conceito de função.  Todo o desenvolvimento da SDA foi registrado de forma audiovisual e, posteriormente, serviu para montarmos nossa estrutura de análise que foi composta de unidade, cenas e flashes.  A análise dos dados dá indícios de que a organização do ensino de conceitos matemáticos que valoriza o movimento lógico-histórico pode aportar-se teórico-metodologicamente na propositura de SDAs, as quais possuam em seu seio a essência do conceito. Também mostra sinais de que os sujeitos admitem a lógica do conceito em unidade com a produção histórico-humana desse conhecimento, onde a unidade lógico-histórica possibilitou compreender o processo de construção do conceito de função a partir de sua estrutura interna.

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Biografia do Autor

  • Maria Marta da Silva, UEG - Campus Quirinópolis

    Pós-doutoranda USP, Doutora em Educação e Matemática (UFG), Mestre em Educação Ciências e Matemática (UFG), Especialização em Matemática Superior (UEG), Licenciatura Plena em Matemática (UEG), Professora efetiva da Universidade Estadual de Goiás (RTI), atuando especificadamente na licenciatura em Matemática, professora de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental na Rede Municipal (30 anos). Professora de Matemática e Física do Ensino Médio - Rede Estadual- (por 22 anos). Professora das Especializações: Educação, Ciências e Humanidades e Gestão e Docência na Educação Básica (UEG). Coordenadora do CluMat (Clube de Matemática) da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Central dos Cursos de Matemática da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora Setorial do Curso de Matemática do Campus Sudoeste Sede Quirinópolis .Coordenadora de Área do Sub Projeto Pibid de Matemática da UEG (Bolsista CAPES). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT- UFG). Membro da Rede GePape (FeUsp). Parecerista ad hoc de revistas científicas. Linhas de Pesquisa: Formação de professores que ensinam Matemática; Organização do Ensino e da aprendizagem de conteúdos de Matemática na perspectiva da Teoria Histórico Cultural e Teoria da Atividade; Movimento lógico-histórico de conceitos matemáticos.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

O LÓGICO-HISTÓRICO NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO: UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DA APRENDIZAGEM ACERCA DO CONCEITO DE FUNÇÃO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13793. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13793. Acesso em: 16 out. 2025.