A ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.13884Palavras-chave:
Relações Étnico-raciais, Educação em Ciências, Práticas pedagógicasResumo
A pesquisa trata sobre a abordagem da educação para as Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências, considerando as contribuições da produção científica que evidenciam esse campo de conhecimento. Objetiva identificar enfoques e perspectivas em pesquisas que evidenciam as relações étnico-raciais no ensino de ciências, e mostrar as configurações e propostas que têm sido objeto de análise nesses estudos. A metodologia é de abordagem qualitativa, cujo procedimento é o levantamento bibliográfico a partir da Revisão Sistemática da Literatura. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como procedimento para analisar nosso corpus de pesquisa. Percebemos que os estudos sobre Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências têm encontrado certo espaço nas discussões e produções na área de pesquisa em educação em ciências, mesmo que ainda com um quantitativo modesto. Esses trabalhos têm mostrado ações e sugestões práticas e metodológicas para inserir elementos das Relações Étnico-Raciais nas aulas de ciências, química, física e biologia, tais como propostas de articulação com as competências da Base Nacional Comum Curricular; interface entre elementos de matriz africana e afro-brasileira com conteúdos do ensino de ciências; atividades que demonstram a relação entre sociedade, cultura e ciências dentre outras.
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Copyright (c) 2023 Jéferson Evangelista dos Santos, Christiana Andréa Vianna Prudêncio

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