A ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.13884

Palavras-chave:

Relações Étnico-raciais, Educação em Ciências, Práticas pedagógicas

Resumo

A pesquisa trata sobre a abordagem da educação para as Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências, considerando as contribuições da produção científica que evidenciam esse campo de conhecimento. Objetiva identificar enfoques e perspectivas em pesquisas que evidenciam as relações étnico-raciais no ensino de ciências, e mostrar as configurações e propostas que têm sido objeto de análise nesses estudos. A metodologia é de abordagem qualitativa, cujo procedimento é o levantamento bibliográfico a partir da Revisão Sistemática da Literatura. Utilizamos a Análise Textual Discursiva como procedimento para analisar nosso corpus de pesquisa. Percebemos que os estudos sobre Relações Étnico-Raciais no ensino de ciências têm encontrado certo espaço nas discussões e produções na área de pesquisa em educação em ciências, mesmo que ainda com um quantitativo modesto. Esses trabalhos têm mostrado ações e sugestões práticas e metodológicas para inserir elementos das Relações Étnico-Raciais nas aulas de ciências, química, física e biologia, tais como propostas de articulação com as competências da Base Nacional Comum Curricular; interface entre elementos de matriz africana e afro-brasileira com conteúdos do ensino de ciências; atividades que demonstram a relação entre sociedade, cultura e ciências dentre outras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Christiana Andréa Vianna Prudêncio, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2000). Graduada em Pedagogia Plena pela Universidade Camilo Castelo Branco de Descalvado (2005). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, na área de Metodologia de Ensino, na linha Ensino de Ciências e Matemática (2009). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Possui experiência na área de Educação atuando principalmente com os seguintes temas: formação de professores, Educação CTS, relações étnico-raciais e ensino de ciências. Atualmente trabalha como professora adjunta da área de ensino do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Santa Cruz em Ilhéus/BA. 

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

A ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.13884. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13884. Acesso em: 16 out. 2025.