O ROLE-PLAYING GAME NO ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO CTS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13912Keywords:
Educação CTS, Role-Playing Game, Ensino de Ciências, Ensino de FísicaAbstract
O ensino de Ciências/Física tem passado por algumas dificuldades. Autores têm discutido que tais dificuldades estão relacionadas, entre outras, à fragmentação do conhecimento, à desmotivação dos estudantes no que concerne a aprender física, ao distanciamento entre o mundo da vida e o mundo da escola e à dificuldade em se consolidar uma cultura escolar de participação. Em contrapartida a essas problemáticas, é possível encontrar na literatura da área pesquisas que buscam o repensar dos currículos escolares através de temas, como é o caso das pesquisas envolvendo a Educação CTS. Essa perspectiva curricular visa, dentre outros objetivos, a alfabetização científica e tecnológica da população com vistas a uma maior participação pública na tomada de decisões no que concerne a CT. Nesse sentido, na intenção de colaborar e fortalecer o desenvolvimento de propostas balizadas na Educação CTS, a presente pesquisa busca responder ao seguinte problema de pesquisa: em que medida o Role-Playing Game pode contribuir para o desenvolvimento de propostas balizadas pela Educação CTS? Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual foram analisados trabalhos publicados em eventos da área de Ensino de Ciências/Física e de dissertações da área, através da análise textual discursiva. Neste trabalho, são apresentados e discutidos os resultados referentes a uma das categorias: discussão das interações entre Ciência Tecnologia Sociedade. Pudemos identificar que as atividades envolvendo a utilização de jogos de RPG auxiliam no desenvolvimento de discussões sobre as interações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, além de promover o desenvolvimento de habilidades importantes ao exercício da cidadania e da construção de uma visão crítica sobre a Ciência e a Tecnologia.
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