O ROLE-PLAYING GAME NO ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO CTS

Authors

  • Bruna da Rosa de Brites Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Bagolin Zambon Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13912

Keywords:

Educação CTS, Role-Playing Game, Ensino de Ciências, Ensino de Física

Abstract

O ensino de Ciências/Física tem passado por algumas dificuldades. Autores têm discutido que tais dificuldades estão relacionadas, entre outras, à fragmentação do conhecimento, à desmotivação dos estudantes no que concerne a aprender física, ao distanciamento entre o mundo da vida e o mundo da escola e à dificuldade em se consolidar uma cultura escolar de participação. Em contrapartida a essas problemáticas, é possível encontrar na literatura da área pesquisas que buscam o repensar dos currículos escolares através de temas, como é o caso das pesquisas envolvendo a Educação CTS. Essa perspectiva curricular visa, dentre outros objetivos, a alfabetização científica e tecnológica da população com vistas a uma maior participação pública na tomada de decisões no que concerne a CT. Nesse sentido, na intenção de colaborar e fortalecer o desenvolvimento de propostas balizadas na Educação CTS, a presente pesquisa busca responder ao seguinte problema de pesquisa: em que medida o Role-Playing Game pode contribuir para o desenvolvimento de propostas balizadas pela Educação CTS? Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica na qual foram analisados trabalhos publicados em eventos da área de Ensino de Ciências/Física e de dissertações da área, através da análise textual discursiva. Neste trabalho, são apresentados e discutidos os resultados referentes a uma das categorias: discussão das interações entre Ciência Tecnologia Sociedade. Pudemos identificar que as atividades envolvendo a utilização de jogos de RPG auxiliam no desenvolvimento de discussões sobre as interações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade, além de promover o desenvolvimento de habilidades importantes ao exercício da cidadania e da construção de uma visão crítica sobre a Ciência e a Tecnologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Luciana Bagolin Zambon, Universidade Federal de Santa Maria

    Possui Graduação em Licenciatura em Física pela UFSM, Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e Doutorado em Educação pela UFSM. Atualmente, é professora do Departamento de Administração Escolar da UFSM. Tem experiência na área de pesquisa em Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Recursos e estratégias didáticas na Educação em Ciências, Livros Didáticos e o Programa Nacional do Livro Didático, Políticas Educacionais e o Ensino Médio. É líder do Grupo de Pesquisa "Políticas Educacionais, Escola e Trabalho Docente"

Published

2023-10-05

How to Cite

O ROLE-PLAYING GAME NO ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA: POTENCIALIDADES PARA A EDUCAÇÃO CTS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 1, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v6i1.13912. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13912. Acesso em: 16 oct. 2025.