A CIÊNCIA COMO FILOSOFIA E O ENSINO FILOSÓFICO DA CIÊNCIA

Authors

  • Marcelo Doro Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.14187

Keywords:

ciência, ensino, Heidegger, questionamento, formação

Abstract

Este artigo recupera, como base uma pesquisa bibliográfica, as reflexões de Martin Heidegger sobre a ciência e a formação científica na Universidade de seu tempo. Em escritos das décadas de 1920 e 1930, o filósofo sustenta que a crescente especialização e instrumentalização técnico-metodológica das disciplinas científicas levou ao enrijecimento da ciência e de seu ensino, culminando com sua nulidade formativa. Como reação a esse diagnóstico, ele propõe a retomada da essência originária da ciência em sua erupção grega como filosofia. O questionamento mostra-se como traço determinante da ciência compreendida nessa perspectiva, enquanto postura fundamental diante do mundo e não mais como um conjunto de saberes acerca dele. A partir da recuperação dessas reflexões em torno da essência filosófica da ciência, o artigo pretende mostrar o que delas resulta como proposta para um ensino filosófico da ciência, mantendo-se nos limites de uma abordagem heideggeriana.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Marcelo Doro, Universidade de Passo Fundo

    Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2019), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e Licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (2003). Atualmente, é professor da Área de Ética e Conhecimento, do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Desenvolve pesquisas relacionadas à filosofia da educação, explorando, principalmente, os aspectos do pensamento pós-metafísico que importam para a discussão de temas e problemas do campo educacional. 

Published

2023-01-06

How to Cite

A CIÊNCIA COMO FILOSOFIA E O ENSINO FILOSÓFICO DA CIÊNCIA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2023. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.14187. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14187. Acesso em: 16 oct. 2025.