A CIÊNCIA COMO FILOSOFIA E O ENSINO FILOSÓFICO DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.14187Keywords:
ciência, ensino, Heidegger, questionamento, formaçãoAbstract
Este artigo recupera, como base uma pesquisa bibliográfica, as reflexões de Martin Heidegger sobre a ciência e a formação científica na Universidade de seu tempo. Em escritos das décadas de 1920 e 1930, o filósofo sustenta que a crescente especialização e instrumentalização técnico-metodológica das disciplinas científicas levou ao enrijecimento da ciência e de seu ensino, culminando com sua nulidade formativa. Como reação a esse diagnóstico, ele propõe a retomada da essência originária da ciência em sua erupção grega como filosofia. O questionamento mostra-se como traço determinante da ciência compreendida nessa perspectiva, enquanto postura fundamental diante do mundo e não mais como um conjunto de saberes acerca dele. A partir da recuperação dessas reflexões em torno da essência filosófica da ciência, o artigo pretende mostrar o que delas resulta como proposta para um ensino filosófico da ciência, mantendo-se nos limites de uma abordagem heideggeriana.
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