NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES-MT
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.14869Keywords:
Necessidades de Formação Docente, Professores de Matemática, Ensino de MatemáticaAbstract
Neste artigo apresentamos o recorte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as necessidades formativas dos professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, das escolas da rede estadual situadas no município de Barra do Bugres-MT. O levantamento foi realizado por meio de um questionário online aplicado a amostra de 20 Professores de matemática, num universo de 25 Professores. Os dados foram analisados por representação gráfica e análise de frequência. A investigação foi conduzida com o seguinte problema: quais são as necessidades formativas dos professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais em Barra do Bugres, que sirvam de indicadores de formação continuada? Como resposta ao problema de pesquisa, os resultados indicaram que os professores participantes da investigação apresentam necessidades de formativas, observadas a partir dos seguintes indicadores: a) dificuldade para ensinar conteúdos matemáticos para os anos finais do Ensino Fundamental; b) dificuldade de uso de Recursos de Tecnologia Digital; c:) dificuldade no ensino de matemática com uso de métodos ativos de ensino e teorias da aprendizagem; d) dificuldades para ensinar matemática à estudantes com necessidades especiais; e) dificuldades para produção de material didático. Os resultados constituem indicadores robustos da urgência de intervenção formativa baseada nos contextos das especificidades educacionais.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Paulo Adriano Torres da Cunha, Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR