NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES-MT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.14869

Keywords:

Necessidades de Formação Docente, Professores de Matemática, Ensino de Matemática

Abstract

Neste artigo apresentamos o recorte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar as necessidades formativas dos professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, das escolas da rede estadual situadas no município de Barra do Bugres-MT. O levantamento foi realizado por meio de um questionário online aplicado a amostra de 20 Professores de matemática, num universo de 25 Professores. Os dados foram analisados por representação gráfica e análise de frequência. A investigação foi conduzida com o seguinte problema: quais são as necessidades formativas dos professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental das Escolas Estaduais em Barra do Bugres, que sirvam de indicadores de formação continuada? Como resposta ao problema de pesquisa, os resultados indicaram que os professores participantes da investigação apresentam necessidades de formativas, observadas a partir dos seguintes indicadores: a) dificuldade para ensinar conteúdos matemáticos para os anos finais do Ensino Fundamental; b) dificuldade de uso de Recursos de Tecnologia Digital; c:) dificuldade no ensino de matemática com uso de métodos ativos de ensino e teorias da aprendizagem; d) dificuldades para ensinar matemática à estudantes com necessidades especiais; e) dificuldades para produção de material didático. Os resultados constituem indicadores robustos da urgência de intervenção formativa baseada nos contextos das especificidades educacionais.

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Author Biography

  • Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Pós-doutorado em Educação: Cultura, Memória e Teorias em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (Bolsista CAPES). Doutor em Educação: Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (Bolsista CNPq). Mestre em Neuropsicopedagogia, pelo Instituto Superior de Psicología y Educación-ISPEDUC, Espanha. Especialista de Formação Profissional em Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, pela Faculdade Global-FG, Porto Alegre/Rio Grande do Sul. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Santo Amaro-UNISA, São Paulo. Graduado em Filosofia, com habilitação em História e Psicologia, pelo Centro Universitário Assunção-UNIFAI, São Paulo. Professor Adjunto de Metodologia Científica na Graduação (Matemática, Computação, Direito, Arquitetura e Urbanismo e Engenharias). Professor de Ciência da Aprendizagem no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva em Rede Nacional (UNEMAT). Coordenador do Laboratório de Metodologia Científica-LMC/UNEMAT. Coordenador do Centro de Políticas Públicas e Ciências de Governo-CPPCG/UNEMAT. Líder do Grupo de Pesquisa Profissão Docente e Ciência da Aprendizagem-PDCA/CNPq/UNEMAT/ L[ider do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Direito, Estado e Sociedade-PPDES/CNPq/UNEMAT. Vice-Líder da Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana - REDE PPEFH/CNPq/UNEMAT. Membro da International Society of the Learning Sciences-ISLS. Ex-Coordenador Estadual da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação-ANFOPE em Mato Grosso (2021-2023). Atuou na Secretaria de Estado de Educação-SEDUC-MT como Assessor de Políticas Públicas e Pesquisa Educacional (2011-2018) e Superintende de Formação dos Profissionais da Educação Básica (2016-2017). Tem experiência e interesse nas áreas de Epistemologia e Metodologia Científica; Políticas Públicas e Estratégia; Educação, Neurociência e Ciências da Aprendizagem; Ensino-Aprendizagem-Avaliação; Aprendizagem Profissional e Formação de Professores; Neuropsicopedagogia; Dificuldades de Aprendizagem; Altas Habilidades ou Superdotação; Criatividade e Inovação Educacional; Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva na Educação Especial; Projetos Sociais

Published

2024-01-24

How to Cite

NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES-MT. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.14869. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14869. Acesso em: 16 oct. 2025.