FOMENTANDO O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS POR MEIO DA TEORIA DA EQUILIBRAÇÃO DE JEAN PIAGET

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.14887

Keywords:

Teoria da equilibração; Aulas de Matemática; Professor pesquisador

Abstract

Resumo: Este artigo relata parte de uma pesquisa que utilizou da metodologia de Ensino Exploratório de Matemática descrevendo recortes dos diálogos e gestos percebidos pela pesquisadora baseando-se na Teoria do Equilíbrio de Jean Piaget, o estudo explora como essa abordagem instrucional pode apoiar o desenvolvimento cognitivo dos alunos e melhorar seus resultados de aprendizagem. Os pesquisadores realizaram um estudo em sala de aula em aulas de matemática para avaliar o impacto da utilização da estratégia da Computação Desplugada em aulas de matemática. A metodologia envolvia fornecer aos alunos uma tarefa com cenário simulando um ambiente de programação e incentivá-los a explorar diferentes meios de comunicação para expor as soluções de forma colaborativa. O objetivo era promover um ambiente de aprendizado ativo que promovesse o envolvimento dos alunos, o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas. O trabalho destaca a importância de adotar estratégias de ensino alinhadas com os processos de desenvolvimento cognitivo dos alunos, enfatizando a necessidade de ir além da instrução didática tradicional.

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Author Biography

  • Sérgio Choiti Yamazaki, Dr, UEMS

    Pesquisador e Docente da graduação e dos cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UEMS (Mestrado profissional) e da UFGD (Mestrado acadêmico). Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC e Mestre em Ensino de Ciências pela USP. Realiza pesquisas no campo da Psicanálise e da Educação em Ciências e Matemática.

Published

2024-01-24

How to Cite

FOMENTANDO O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS POR MEIO DA TEORIA DA EQUILIBRAÇÃO DE JEAN PIAGET. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.14887. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/14887. Acesso em: 16 oct. 2025.