FOMENTANDO O ENGAJAMENTO DOS ALUNOS POR MEIO DA TEORIA DA EQUILIBRAÇÃO DE JEAN PIAGET
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.14887Keywords:
Teoria da equilibração; Aulas de Matemática; Professor pesquisadorAbstract
Resumo: Este artigo relata parte de uma pesquisa que utilizou da metodologia de Ensino Exploratório de Matemática descrevendo recortes dos diálogos e gestos percebidos pela pesquisadora baseando-se na Teoria do Equilíbrio de Jean Piaget, o estudo explora como essa abordagem instrucional pode apoiar o desenvolvimento cognitivo dos alunos e melhorar seus resultados de aprendizagem. Os pesquisadores realizaram um estudo em sala de aula em aulas de matemática para avaliar o impacto da utilização da estratégia da Computação Desplugada em aulas de matemática. A metodologia envolvia fornecer aos alunos uma tarefa com cenário simulando um ambiente de programação e incentivá-los a explorar diferentes meios de comunicação para expor as soluções de forma colaborativa. O objetivo era promover um ambiente de aprendizado ativo que promovesse o envolvimento dos alunos, o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas. O trabalho destaca a importância de adotar estratégias de ensino alinhadas com os processos de desenvolvimento cognitivo dos alunos, enfatizando a necessidade de ir além da instrução didática tradicional.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Danielly Aparecida Lopes, Sérgio Choiti Yamazaki, Dr

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR