CONCEPÇÕES SOBRE SAÚDE APRESENTADAS POR ALUNOS EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA: UM DIAGNÓSTICO DA LITERACIA EM SAÚDE E AS PROPOSTAS CURRICULARES EM CIÊNCIAS

Autores

  • Cassiana dos Santos Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Wellington Barros da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i2.15076

Palavras-chave:

Infância; Saúde; Literacia em saúde; Ensino de Ciências

Resumo

A infância é uma etapa da vida de muitas descobertas e aprendizados, é nesse momento que as crianças desenvolvem habilidades de comunicação e competências para discutir diferentes informações. Devido a essas características, que é possível motivá-las a cuidar da sua saúde e a interpretar informações. No entanto, existem fatores sociais, ambientais, econômicos e políticos, que colocam muitas crianças em situações de vulnerabilidade, como a cultura, aspectos étnicos-raciais, saneamento básico, que interferem nas suas concepções de saúde. Partindo desse pressuposto, o presente estudo teve como objetivo central analisar as concepções sobre saúde apresentadas por alunos do 5° ano em uma escola quilombola em Simão Dias/SE. O presente estudo foi exploratório, com análise qualitativa, do tipo estudo de caso. Como técnica de análise de dados foi utilizada a Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin, ocorrendo aplicação de um questionário para reconhecer indícios de literacia. Participaram da pesquisa 24 alunos, com uma faixa etária entre 9 a 12 anos. Assim, através da pesquisa podemos concluir que em sua maioria as crianças possuem concepções sobre saúde consideradas reducionistas, mas apesar disso, compreendem a importância da saúde para seu bem-estar, e a importância da prevenção e avaliação da saúde para a qualidade de vida, elas mostram-se potenciais para tomar decisões sobre saúde de acordo com seus discursos e falas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2024-01-24

Como Citar

CONCEPÇÕES SOBRE SAÚDE APRESENTADAS POR ALUNOS EM UMA ESCOLA QUILOMBOLA: UM DIAGNÓSTICO DA LITERACIA EM SAÚDE E AS PROPOSTAS CURRICULARES EM CIÊNCIAS. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 6, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v6i2.15076. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15076. Acesso em: 16 out. 2025.