MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE ANALOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA (2011-2021)

Autores

  • Mariana Ferreira dos Santos Universidade Federal do Acre
  • José Víctor Acioli da Rosa Instituto Federal do Acre
  • Gahelyka Aghta Pantano Souza Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.5335/ampgvz74

Palavras-chave:

Alanlogias, Ensino de Química, Revisão Sistemática

Resumo

Este estudo faz parte de uma pesquisa maior, desenvolvida a nível de mestrado. Cujo objetivo foi o de explorar a produção acadêmica (teses e dissertações) sobre o uso de análogias no ensino de química, abrangendo o período de 2011 a 2021. Compreende-se as analogias como recursos pedagógicos na Educação em Ciências, especialmente no ensino de Química. Com abordagem metodológica de uma pesquisa qualitativa do tipo revisão sistemática, a pesquisa analisa teses e dissertações produzidas entre 2011 e 2021, destacando a importância das analogias na construção de modelos científicos e na promoção da criatividade entre os pesquisadores. Baseando-se nos trabalhos de Mozzer e Justi, bem como de Curtis e Reigeluth, o estudo reitera que o raciocínio analógico é essencial para a compreensão dos conceitos científicos e está intrinsecamente ligado às diversas teorias científicas. As representações analógicas são importantes desde a antiguidade, facilitando a interação e a compreensão dos conceitos a serem ensinados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Acre

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre, Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2018); e Licenciada em Química pela Universidade Federal do Acre (2013). Atuou como Técnica em Gestão Pública na Secretária de Estado de Gestão Pública do Estado do Acre, Atuou como Coordenador adjunto do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, atua como Assistente em Administração na Universidade Federal do Acre. Tem experiência na área administrativa e afinidade com a área de ensino de Ciências; educação inclusiva, dentre outros.

  • José Víctor Acioli da Rosa, Instituto Federal do Acre

    Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Acre - Ufac. Especialista em Docência do Ensino Superior em Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial em Centro de Estudos de Especialização e Extensão (CENES). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM) pela Ufac. Professor EBTT da área de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac).

  • Gahelyka Aghta Pantano Souza, Universidade Federal do Acre

    Licenciada em Química e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora na Universidade Federal do Acre, vinculada ao Centro de Ciências Biológicas e da Natureza desde 2016. É professora pesquisadora permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM) desde 2021 e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI-Polo UFAC) desde 2023.

Downloads

Publicado

2025-12-08

Como Citar

MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE ANALOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA (2011-2021). Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.5335/ampgvz74. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/17071. Acesso em: 15 jan. 2026.